Aprendizado Espírita
Textos e ferramentas para aprender, ensinar e divulgar o Espiritismo
CapaCapa
Meu DiárioMeu Diário
TextosTextos
ÁudiosÁudios
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Textos


Ilustração: Montagem. Capas de livros sobre descobertas recentes de fatos desconhecidos da história do Espiritismo
NOVAS INFORMAÇÕES HISTÓRICAS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO ESPIRITISMO - PARTE 3

SUMÁRIO
 
     - Apresentação
     -   Referências
     - Obras fundamentais sobre o tema
     - Apêndice
          - A edição autêntica de A Gênese, de Kardec
          - Edições brasileiras de A Gênese, de Kardec

     - Posicionamentos de órgãos federativos
          - USE
          - FEB 

PARTE 1 - AQUI
     -  PARTE 2 - AQUI


Apresentação

Henri Sausse, Berthe Fropo, Amélie Boudet, Gabriel Dellane, Léon Denis, Anna Blackwell, para citar apenas alguns, não se esconderam, tomaram a frente na defesa da Doutrina e com os recursos à disposição, lutaram destemidamente para impedir que mais se fizesse contra o farol da humanidade: A Doutrina dos Espíritos.  

ROGÉRIO MIGUEZ. Prefácio. Influenciações no Espiritismo pós-Allan Kardec 

Na França e em outros países, diversas instituições espíritas estão adotando como referência de estudo a 4a. edição do livro A Gênese, reconhecidamente de autoria de Allan Kardec.

JULIA NEZU OLIVEIRA. Presidente da USE/SP. Prefácio do livro O legado de Allan Kardec, de Simoni Privado Goidanich

Na Parte 3 deste estudo, vão as referências e outras indicações bibliográficas complementares, e também um Apêndice com links eletrônicos para as edições brasileiras de A Gênese, de Allan Kardec.

Veja a seguir.


Referências


Além das referências e links postos nas Partes 1 e 2 deste estudo, veja também:


- Influenciações no Espiritismo pós- Allan Kardec - Trad. Rogério Miguez - www.utoresespiritasclassicos. com - aqui

- A Gênese - os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo e suas muitas vicissitudes. Apêndice I, pág. 265 - In Wantuil, Zêus; Thiesen Francisco. Allan Kardec (Pesquisa Biobibliográfica e Ensaios de Interpretação) - Vol. III

- Esclarecendo as principais dúvidas sobre o Projeto Cartas de Kardec - www.feal.com.br

- Cartas de Kardec – Resgatando a História Ocultada por 150 Anos  -  www.espirito.org.br

- A correspondência de Allan Kardec - 27/09/2017 - Aprendizadoespírita.net - disponível aqui 


- Impressões sobre o Lançamento de “A Gênese” – Obra Original -  08/06/2018 - Marcelo Henrique Pereira - aqui 

 
- Alteração de "A Gênese" - 24/07/2019 (FEAL) - aqui


- Alterações ou adulterações de “A Gênese”, de Allan Kardec – uma abordagem jurídica- aqui

- Entrevista com Adriano Calsone (Correio Fraterno ABC) - aqui

- Entrevista com Adriano Calsone (clubedolivroemmanuel.com.br) - aqui

- Sala de Leitura: lançamento de "Anticristo - Senhor do Mundo" de Leopoldo Cirne - aqui

- A correspondência de Allan Kardec - 09/08/2017 - Aprendizado Espirita Net - aqui
 

Obras fundamentais sobre o tema

As obras fundamentais para compreensão deste estudo são as seguintes:
  O legado de Allan Kardec. Simoni Privato Goidanich. Edições USE, São Paulo, 2018

Investigação histórica e doutrinária do movimento espírita na França, entre os anos 1867 e 1887. Trata a possível adulteração da obra “A Gênese”, de Allan Kardec, e outros fatos muito graves no movimento espírita da época. Aborda também o exemplo de espíritas pioneiros que perseveraram fiéis ao legado do codificador da doutrina dos Espíritos. A obra oferece lições que inspiram o progresso espiritual e faz um convite para a reflexão e a ação quanto ao legado de Allan Kardec.
 

   - Em nome de Kardec. Adriano Calsone. Vivaluz Editora, Atibaia, SP, 2015

Através desta obra, compreenderemos melhor o período histórico seguinte a desencarnação de Allan Kardec. Os erros e acertos cometidos em nome do Codificador, os movimentos que levaram à derrocada e ao desaparecimento do espiritismo na França, a incansável luta dos pioneiros Amélie Boudet, Berthe Fropo e Gabriel Delanne. A filosofia espírita emerge ainda mais bela, forte e cristalina, tocando as fibras mais sensíveis do coração. Este trabalho apresenta fatos inéditos que conduzem a importantes reflexões sobre o presente e o futuro do espiritismo. O legado de Kardec foi colocado em nossas mãos. Estaremos diante de um momento em que a história se repete? Conseguiremos preservar a grandeza das revelações trazidas sob a regência do Espírito da Verdade? Conduziremos o progresso e a difusão do espiritismo resguardando sua essência, conciliando amor e razão? "Em Nome de Kardec": um livro dedicado ao Espírito da Verdade.
 
(Fonte: www.candeia.com.br)

Disponível na Biblioteca Virtual Espírita aqui

 Madame Kardec - A história que o tempo quase apagou. Adriano Calsone. Vivaluz Editora, Atibaia, SP, 2016

Apresenta informações inéditas sobre a história de Amélie-Gabrielle Boudet, esposa de Allan Kardec. O encontro dos dois, arquitetado pelos espíritos superiores, resultou na consolidação dos pilares da doutrina espírita. Mas, quem foi essa mulher extraordinária? Que papel teve na elaboração da codificação? Como sua atuação permitiu que o legado de Kardec chegasse até nossos dias? Allan Kardec codificou os ensinos dos Espíritos, e Madame Kardec se encarregou de preservar e divulgar seu legado vencendo preconceitos, conspirações desprezíveis, traições e inúmeras decepções para que o espiritismo permanecesse vivo. A inspiradora história do casal Kardec lembra que a renovação da Terra será dada pelo amor, por homens e mulheres caminhando lado a lado.
 

 Mesmer - A ciência negada do magnetismo animal. Paulo Henrique de Figueiredo. Editora Maat, São Paulo, 4a. edição, 2017

No final do século 18, uma descoberta espetacular provocou verdadeira revolução na medicina: o magnetismo animal, feita pelo médico alemão Franz Anton Mesmer. No entanto essa nova ciência, benéfica para toda a humanidade, abalava as estruturas de um meio científico voltado aos próprios interesses. Mesmer foi claramente vitimado por uma deliberada conspiração do silêncio. Esta obra contém a biografia e íntegra de três livros do mais importante reformador da medicina. Sua descoberta foi estudada por Allan Kardec durante 35 anos, influenciando o espiritismo sob o aspecto científico.
 

  Revolução espírita - A teoria esquecida de Allan Kardec. Paulo Henrique de Figueiredo. Editora Maat, São Paulo, 2016

Que teria motivado um intelectual francês do século 19 a reconhecer, na teoria espírita, o potencial de transformar o mundo? No entanto, esse entusiasmo não corresponde ao que hoje se divulga. Sejam opositores ou simpatizantes, adeptos ou divulgadores, todos desconhecem o verdadeiro espiritismo. A revolução espírita está esquecida. Após décadas de pesquisa em fontes primárias e documentos inéditos, acessando obras, jornais, revistas e folhetos do século 19, além das bases digitais de bibliotecas de todo o mundo, chegou a hora de resgatar a doutrina espírita original. Com a capacidade de superar as enfermidades morais, atualíssimo e liberal, o espiritismo tal como foi proposto por Allan Kardec é a solução definitiva para a crise moral da humanidade.
 

 - Autonomia - A história jamais contada do Espiritismo. Paulo Henrique de Figueiredo. Edições FEAL, São Paulo, 2019

Segundo o Espiritismo, uma revolução moral irá transformar o mundo. Allan Kardec, avisado pelos espíritos superiores, reuniu documentos e comunicações para assegurar que a história fosse fiel aos fatos. Infiltrados adulteraram obras e falsearam a teoria espírita. Em 1921, desconfiado dos desvios, o pesquisador Canuto de Abreu foi à Paris e teve acesso aos arquivos secretos, além do relato de pioneiros fiéis como Léon Denis, Flammarion e Gabriel Delanne.
 

  - Muita luz (Beaucoupde Lumière) - Berthe Fropo - Original francês de 1884 - Tradução de Ery Lopes e Rogério Miguez - Versão digital 2018

(A primeira edição desta obra, em 2017) ... despertou nos estudiosos espíritas um interesse ainda maior em conhecer mais detalhadamente os acontecimentos mais relevantes a respeito do Movimento Espírita original, na França, especialmente porque esses fatos acabaram por ser determinantes para traçar os rumos daquele movimento. E, nesse sentido, a brochura de Berthe Fropo é peça chave para a compreensão de boa parte daqueles acontecimentos, conforme outras fontes corroboram. 
 
(Fonte: Introdução da versão digital, 2018)
 
E-book gratuito disponível aqui

 

Apêndice

A edição autêntica de A Gênese, de Kardec


- A gênese, os milagres e as predições segundo o Espiritismo. Allan Kardec. Edições FEAL, São Paulo. Tradução da 3a. edição francesa, por Carlos de Brito Imbassahy. Revisão da tradução por Álvaro Glerean, Conde Fuá Anderaos e Cristina Sarraf. Edição e notas de Paulo Henrique de Figueiredo.

À venda no site da Amazon: aqui

Edições brasileiras de A Gênese, de Kardec


- A gênese, os milagres e as predições segundo o Espiritismo. Allan Kardec. Edição FEB, Brasília, 2018. Tradução da 1a. edição francesa, por Evandro Noleto Bezerra

À venda na Amazon
Edição histórica - aqui
Edição histórica bilíngue - aqui

- A gênese, os milagres e as predições segundo o Espiritismo. Allan Kardec. Edição FEB, Brasília. Tradução da 5a. edição francesa, por Guillon Ribeiro.

Disponível para download aqui

- A gênese, os milagres e as predições segundo o Espiritismo. Allan Kardec. Edição CEAL, São Paulo. Tradução da 3a. edição francesa, por Carlos de Brito Imbassahy, com notas do tradutor.

Disponível aqui

- A gênese, os milagres e as predições segundo o Espiritismo. Allan Kardec. Edição CELD, Rio de Janeiro.Tradução da 4a. edição francesa, por Albertina Escudeiro Sêco, com revisão técnica, atualização de termos e ilustrações por Cláudio Lirange Zanatta

Disponível para download aqui

Veja também:
 
Cristina Sarraf fez uma análise comparativa entre essa edição autêntica da FEAL (baseada na 4a. edição francesa, publicada por Kardec) com edições brasileiras (baseadas na 5a. edição, publicada por P.G.-Leymarie), que você pode acessar mediante os links abaixo.

     A Gênese – Capítulos I e VII – Análise Comparativa
    A Gênese – Capítulos VI – Análise Comparativa, Resultado Final
  Textos Retirados da Gênese de Kardec Adulterada

Marco Milani, Diretor do Departamento de Doutrina da USE-SP, publicou artigos sobre as inconsistências da 5a. edição de A Gênese. Confira:

  A Gênese - Cap. 18 - As inconsistências da 5a. edição

Comentários sobre o Capítulo XV, de A Gênese, itens 64 a 68:
O desaparecimento do corpo de Jesus


A Gênese: Capítulo 14 – item 1 - Natureza e matéria não são sinônimos

A Gênese - As alterações do Capítulo 3 - Pág. 5 do 
Dirigente Espírita/USE - Jul/Ago/2019

 
Posicionamentos de órgãos Federativos

Diante das novas pesquisas, descobertas, documentos e livros de que tratamos neste estudo, entidades e órgãos federativos tomaram algumas posições, como estas:

USE

A USE - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, em nota oficial de 5 de junho de 2018, recomendou a adoção da edição autêntica de A Gênese, de Kardec, referida acima.



FEB

A FEB (Federação Espírita Brasileira), em 29 de janeiro de 2018, emitiu nota para informar que continuará editando A Gênese,  de Allan Kardec, com base na 5a. edição francesa de 1872:


Confira aqui 

A mesma FEB, em 10 de agosto de 2019, alterou seus estatutos para retirar
a menção aos Quatro evangelhos e a Roustaing, seu autor.


Confira aqui

Veja também:
     
     Artigo de Wilson Garcia trata do seguinte tema:

Como fica a doutrina espírita após a retirada, neste dia 10 de agosto de 2019, do artigo sobre as obras de J.-B. Roustaing, dos Estatutos da Federação Espírita Brasileira? 

     - A festa, o embate e a razão - 12/08/2019 - Wilson Garcia - aqui
Voltar

NOVAS INFORMAÇÕES HISTÓRICAS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO ESPIRITISMO

Parte 1 - AQUI

Parte 2 - AQUI
ALGuimaraes
Enviado por ALGuimaraes em 06/08/2019
Alterado em 06/09/2019


Comentários

Os Curadores do Senhor R$20,00
Abigail [Mediunidade e redenção] R$20,00
Menino-Serelepe R$20,00