CAPÍTULO I - ESTUDO PESSOAL DO ESPIRITISMO
Amai-vos e instruí-vos.
(Mandamento dado a Allan Kardec pelo Espírito Verdade)
O Aprendizado Espírita é resultado da prática pessoal e da visão do autor quanto ao estudo, ao ensino e à divulgação do Espiritismo, e objetiva compartilhar textos, apresentações, técnicas, ferramentas, informações e referências sobre livros, cursos e sites para quem quer aprender a Doutrina Espírita e/ou divulgá-la por meio de reuniões de estudo, palestras ou textos didáticos.
Este site foi concebido e estruturado segundo o que o autor entende por Saber Doutrinário Espírita, qual seja
Conjunto das informações e do conhecimento, das experiências e das práticas, dos procedimentos e das técnicas acumulado pelos adeptos do Espiritismo no aprendizado teórico e na aplicação prática dos postulados de sua crença.
Para saber mais sobre o conceito de
Antônio Carlos Guimarães
CAPÍTULO I - EPE - ESTUDO PESSOAL DO ESPIRITISMO
O conhecimento do Espiritismo, conforme o herdamos de Allan Kardec e dos eminentes cooperadores do mestre, como Léon Denis, Gabriel Delanne, Alexander Aksakof, Cesare Lombroso, Ernesto Bozzano, somente para citar alguns, liberta o ser humano dos atavismos infelizes que o retém na retaguarda, oferecendo-lhe o abençoado campo terrestre de lutas em favor do aperfeiçoamento moral. Estudar, portanto, o Espiritismo, para vivê-lo integralmente, consciente da finalidade existencial, é o compromisso que firmamos no Grande Lar antes do retorno ao corpo físico.
DIVALDO P. FRANCO. Reformador, out/2007
Instrutor Guima
Quem pretende estudar Espiritismo deve saber que isso é um trabalho artesanal de ler, observar e anotar muito, como nos recomendou o escritor e expositor espírita Deolindo Amorim.
Mas não se pense que o avanço tecnológico — textos on-line, e-books, editores de textos — superou o caminho acima, apontado por Amorim. A informática e a internet mudaram a forma de ler, de observar, de pesquisar, de anotar, agilizando e facilitando enormemente as tarefas, mas não dispensam o trabalho árduo e paciente de quem se propõe a estudar e aprender com método.
E o Espiritismo exige método, pois se trata de uma doutrina que oferece contribuição a todos os ramos do conhecimento (A. Kardec), tem pontos de contato com diversas ciências (D. Amorim) e nos auxilia na compreensão de uma nova visão do homem e do mundo — nas relações pessoais, sociais, culturais, e, mais ainda, com os seres espirituais desencarnados.
Pois bem, nesta seção você encontrará dicas, instruções e ferramentas que poderão ajudá-lo nessa tarefa.
Bom proveito.
Nesta Seção E - ESTUDO PESSOAL D0 ESPIRITISMO, vamos tratar dos seguintes temas:
A informação está cada vez mais ao nosso alcance. Mas a sabedoria, que é o tipo mais precioso de conhecimento, essa só pode ser encontrada nos grandes autores da literatura. Esse é o primeiro motivo por que devemos ler. O segundo motivo é que todo bom pensamento, como já diziam os filósofos e os psicólogos, depende da memória. Não é possível pensar sem lembrar – e são os livros que ainda preservam a maior parte de nossa herança cultural. Finalmente, e este motivo está relacionado ao anterior, eu diria que uma democracia depende de pessoas capazes de pensar por si próprias. E ninguém faz isso sem ler.
HAROLD BLOOM
Instrutor Guima
Caro(a) leitor(a),
Antes de iniciar o estudo desta Seção E, é recomendável que você leia os materiais disponíveis nas Seções A (aqui) e D e (aqui), pois quem pretende de fato estudar tem de organizar-se para isso e conhecer técnicas que facilitam ler, redigir, estudar, anotar, resumir.
Pois bem, os módulos vinculados a esta Seção E - ESTUDO PESSOAL DO ESPIRITISMO (EPE) estão nos links abaixo.
E1 - MÓDULO A documentação bibliográfica no estudo pessoal da Doutrina Espírita
Instrutor Guima
O Módulo E1 - A documentação bibliográfica no estudo pessoal da Doutrina Espírita, desta Seção E - ESTUDO PESSOAL DO ESPIRITISMO (EPE), dá o conceito de documentação, fala da técnica de documentação como forma de estudo, e dos hábitos e técnicas práticas de documentação pessoal, da documentação espírita e de alguns fichadores espíritas clássicos, e traz, também, sugestões para a formação de um guia de estudos, a utilização de um índice da obra básica da Codificação e modelos de fichas de estudo e leitura, arquivo de documentação pessoal.
Para acessá-lo, clique (aqui)
Instrutor Guima
Se quiser um Guia de estudos, você pode adotar (ou adaptar) um dos modelos sugeridos abaixo:
E3 - MÓDULO - Onde Encontro - Ferramentas para estudar e divulgar o Espiritismo
Neste MÓDULO E3 estão diversas ferramentas eletrônicas úteis para estudar e divulgar o Espiritismo. (aqui)
E4 MÓDULO Materiais auxiliares
Os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.
PAULO, Romanos 8:5,
Veja obras espíritas disponíveis on-line (aqui)