O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal. O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que decorrem dessas mesmas relações.
(Allan Kardec, O que é o Espiritismo, Preâmbulo)
O Espiritismo é baseado na existência do princípio espiritual, como elemento constitutivo do universo; repousa sobre a universalidade e a perpetuidade dos seres inteligentes, sobre seu progresso indefinido, através dos mundos e das gerações; sobre a pluralidade das existências corporais, necessárias ao seu progresso individual; sobre sua cooperação relativa, como encarnados e desencarnados, na obra geral, na medida do progresso realizado; na solidariedade que une todos os seres de um mesmo mundo e dos mundos entre si.
(Allan Kardec, Revista Espírita, Abril/1867)
CAPÍTULO I - O QUE É ESPIRITISMO
CRÍTICA DE LIVROS ESPÍRITAS E FIDELIDADE DOUTRINÁRIA
Amai-vos e instruí-vos.
(Mandamento dado a Allan Kardec pelo Espírito Verdade)
O Aprendizado Espírita é resultado da prática pessoal e da visão do autor quanto ao estudo, ao ensino e à divulgação do Espiritismo, e objetiva compartilhar textos, apresentações, técnicas, ferramentas, informações e referências sobre livros, cursos e sites para quem quer aprender a Doutrina Espírita e/ou divulgá-la por meio de reuniões de estudo, palestras ou textos didáticos.
Este site foi concebido e estruturado segundo o que o autor entende por Saber Doutrinário Espírita, qual seja
Conjunto das informações e do conhecimento, das experiências e das práticas, dos procedimentos e das técnicas acumulado pelos adeptos do Espiritismo no aprendizado teórico e na aplicação prática dos postulados de sua crença.
Para saber mais sobre o conceito de
Antônio Carlos Guimarães
CAPÍTULO I - O QUE É ESPIRITISMO
Precisamos nos convencer desta realidade que nem todos alcançam: Espiritismo é Kardec, porque foi ele o estruturador da Doutrina, permanentemente assistido pelo Espírito da Verdade. Todos os demais livros espíritas, mediúnicos ou não, são subsidiários.
(HERCULANO PIRES. O Espírito e o Tempo)
Instrutor Guima
Esta Seção B - O QUE É ESPIRITISMO (OQE) objetiva introduzir o leitor nos fundamentos do Espiritismo, com base nos textos da Codificação Espírita e em obras e textos didáticos de autores encarnados.
Como todas os demais módulos deste APRENDIZADO ESPÍRITA, este também se estrutura com base no conceito e gestão do Saber Doutrinário Espírita - SDE, que expusemos no Seção A - INTRODUÇÃO AO APRENDIZADO ESPIRITA (IAP)
Isto é, do modo como está na seguinte visão gráfica simplificada:
Nesta Série OQE - O QUE É ESPIRITISMO, vamos tratar dos seguintes temas:
Visão geral dos fundamentos doutrinários espíritas
Abaixo um mapa mental utilizado na Coletânea ADE, resumindo, numa visão cosmogônica, todos os principais pontos doutrinários do Espiritismo. Confira:
Para ver estes resumos didáticos no tamanho original, clique (aqui)
Instrutor Guima
Caro(a) leitor(a),
Os módulos vinculados a esta Seção B - O QUE É ESPIRITISMO (OQE) estão nos links abaixo.
B1 - MÓDULO Noções Básicas de Espiritismo
Instrutor Guima
O Módulo Noções Básicas de Espiritismo, desta Seção B - O que é Espiritismo (OQE), dá noções fundamentais de Doutrina Espírita baseadas nos livros introdutórios escritos por Allan Kardec e em sínteses didáticas elaboradas por autores encarnados.
Para acessá-lo, clique aqui: B1 - Módulo Noções Básicas de Espiritismo
B2 - MÓDULO Aula Resumida de Conceitos da Doutrina Espirita
Este módulo dá uma visão de conjunto dos principais pontos doutrinários do Espiritismo e sintetiza um curso básico de pontos fundamentais da doutrina.
CRÍTICA DE LIVROS ESPÍRITAS E FIDELIDADE DOUTRINÁRIA
Há algo de mais pernicioso ao Espiritismo do que os ataques apaixonados dos seus adversários. É o que os pseudo-adeptos publicam em seu nome. Certas publicações são simplesmente lamentáveis, uma vez que oferecem da doutrina espírita uma idéia falsa e a expõem ao ridículo. É de se perguntar por que Deus permite essas coisas e não esclarece todos os homens da mesma forma. Haverá algum meio de se remediar esse inconveniente, que nos parece um dos maiores escolhos da doutrina?
ALLAN KARDEC,Viagem Espírita em 1862, VI
Se nosso conhecimento das condições da vida futura repousa inteiramente na mediunidade, é indispensável que esta seja estudada rigorosamente, cientificamente, e que não hesitemos em rejeitar categoricamente toda comunicação que não traga a demonstração da sua proveniência extraterrena. É por não seguirmos esse método sensato que fomos invadidos por uma profusão de supostas revelações sobre o pós-morte, que freqüentemente são somente o produto das idéias pessoais do escrevente. Cada um de nós, evidentemente, tem o direito de expor ao público o que crê ser a verdade, mas é urgente que se saiba que o espiritismo não se responsabiliza por essas fantasias, enquanto a autenticidade e a identidade do comunicador não forem demonstradas com uma abundância de provas que desafie qualquer contradição. Devemos, pois, fazer uso de uma severa crítica com relação a todas as produções que nos apresentarem como vindas dos espíritos, e rejeitar sem piedade as que não trouxerem o cunho de certeza que deve ser nosso critério.
GABRIEL DELANNE. Pesquisas sobre Mediunidade
Devemos ficar atentos a muitos livros que aparecem em nosso meio, inclusive até mesmo de origem mediúnica, cujos princípios, às vezes, fogem aos fundamentos espíritas, devendo merecer de nós uma análise criteriosa. Isto não nos impede de lê-los e não nos proíbe de tê-los, embora tenhamos que estudá-los, antes de aceitarmos suas propostas.
THEREZINHA RADETIC, Comunicação Espírita
É salutar ao Espiritismo e ao movimento espírita abrir espaços para a crítica de seus livros.
RENÊ IVAN FRANZOLIM. Como escrever melhor e obter bons resultados
Neste tópico vão análises críticas de livros espíritas e questões relacionadas à fidelidade doutrinária.
Como introdução a esse tema, é importante a leitura destes textos: