Aprendemos com Paulo de Tarso que quando o amor se torna dinâmico, quando o amor deixa de ser uma virtude paralisada e estagnada, ele se torna caridade. A caridade é o amor dinâmico, fora do qual não existe salvação. Dirijo aos meus irmãos internautas, para que não permitam que o Evangelho remanesça acomodado nas consciências, mas que vaze através de suas mãos, repercuta através de suas vozes e caminhe mundo afora através de seus pés.
(RAUL TEIXEIRA. Entrevista a Wellerson Santos)
CAPÍTULO I - TÉCNICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
VIDEOTECA
Amai-vos e instruí-vos.
(Mandamento dado a Allan Kardec pelo Espírito Verdade)
O Aprendizado Espírita é resultado da prática pessoal e da visão do autor quanto ao estudo, ao ensino e à divulgação do Espiritismo, e objetiva compartilhar textos, apresentações, técnicas, ferramentas, informações e referências sobre livros, cursos e sites para quem quer aprender a Doutrina Espírita e/ou divulgá-la por meio de reuniões de estudo, palestras ou textos didáticos.
Este site foi concebido e estruturado segundo o que o autor entende por Saber Doutrinário Espírita, qual seja
Conjunto das informações e do conhecimento, das experiências e das práticas, dos procedimentos e das técnicas acumulado pelos adeptos do Espiritismo no aprendizado teórico e na aplicação prática dos postulados de sua crença.
Para saber mais sobre o conceito de
Antônio Carlos Guimarães
CAPÍTULO I - TÉCNICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Invejo a entrega missionária e o disfarce perfeito do mestre, que nos ensina sem alarde as coisas simples, para que entendamos as coisas complexas.
G. CARREIRO
Técnicas de Ensino, num sentido amplo, são os meios que o professor utiliza em sala de aula para facilitar a aprendizagem dos alunos, conduzindo-os em direção aos objetivos educacionais fixados.
Entre nós, usam-se outros termos com o mesmo significado de técnicas de ensino, como estes, por exemplo: estratégias de ensino, metodologia em sala de aula, técnicas pedagógicas, métodos didáticos, métodos de aprendizagem, recursos didáticos.
Diz-se, também, que Técnicas de Ensino são maneiras particulares de organizar as condições externas favoráveis à aprendizagem. São instrumentos que, aplicados de forma coerente, facilitam a transmissão da mensagem de maneira agradável e eficiente.
Esta seção H - TEA - TÉCNICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM vai tratar das técnicas, procedimentos e atividades didáticos comumente utilizados na Casa Espírita, e também de aspectos da educação e da pedagogia segundo a ótica do Espiritismo.
O conhecimento, extraordinariamente complexo e multidimensional, assenta-se em três grandes pilares: o da informação, que gera conhecimento relevante; o da explicação, que facilita a compreensão do porquê das coisas; e o da apropriação subjetiva, que contribui para a formação de um critério de opinião pessoal.
JAUME CARBONELL. A aventura de inovar - A mudança na escola
Segundo a educadora Juracy C. Marques (1) toda aprendizagem segue um ritmo, que pode ser resumido em três movimentos: o da visão global, o da pormenorização e o da síntese. Diz ela:
Estudos e pesquisas têm mostrado que o primeiro movimento para o aprender é difuso, global e panorâmico. (a) Assim, a primeira etapa do ensino de qualquer matéria ou assunto deve atender a essa característica do ritmo de aprendizagdem. Esta primeira etapa chama-se apresentação, introdução ou visão geral.
O segundo movimento corresponde a uma necessidade de precisão, de minúcia de pormenorização. (b) Da visão global, passa-se às partes mais significativas do conjunto, aos aspectos que mais chamarem a atenção, em virtude de atender ou despertar uma necessidade. Esta segunda etapa chama-se desenvolvimento; é o momento da discussão, das explicações, das aproximações no esforço de compreender e interpretar. É a etapa mais longa, mais difícil, e sem ela o ensino não chega a ser aprendizagem.
O terceiro momento é a fase final de síntese, de conclusões, de apropriação dos conhecimentos, hábitos e atitudes. (c) Esta terceira etapa chama-se integração. Sem a atingirmos, perdemos a possibilidade de atingir um nível mais profundo de aprendizagem.
(1) Ensinar não é transmitir. Porto Alegre, Globo, 1977.
(a) Teixeira. A. Mestres de amanhã. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 92, 1963.
(b) (c) Whitehead. A. N. Os fins da educação. São Paulo, USP, 1969.
Alguns conceitos de métodos e técnicas didáticos
Educação não tem por finalidade transmitir conhecimentos, mas preparar o educando para a aquisição de conhecimentos. O que se passa na reencarnação é precisamente isso. Podemos aprender muito numa existência, mas não são os conhecimentos formais que interessam ao Espírito, e sim o seu treinamento no aprendizado que desperta as suas faculdades cognitivas, a sua capacidade de aprender. Cada encarnação predispõe o Espírito a assimilar conhecimentos mais avançados na seguinte. Por isso é que não nascemos com a cabeça cheia de dados e informações, mas aparelhada com as intuições que nos determinam a vocação e a habilidade para diversos setores de atividades.
HERCULANO PIRES. Nota ao item III, 9 de "O Céu e o Inferno", edição Lake
Adotam-se, muitas vezes, as expressões INSTRUMENTOS DIDÁTICOS ou FERRAMENTAS DIDÁTICAS como sinônimas de RECURSOS DIDÁTICOS.
Nesta Seção H - TEA - TÉCNICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM vamos tratar dos seguintes temas:
Instrutor Guima
Caro(a) leitor(a),
Os módulos vinculados a esta Seção H - TÉCNICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM (TEA) estão nos links abaixo.
H1 - MÓDULO Estudar e aprender melhor
H2 - MÓDULO Ler e escrever melhor
H3 - MÓDULO A Didática de Jesus
Instrutor Guima
Este MÓDULO apresenta um resumo sobre A DIDÁTICA DE JESUS, que pode ser visto (aqui)
H4 MÓDULO Allan Kardec, o educador
Conheça um documentário sobre vida e a obra de Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869), mais conhecido como Allan Kardec (aqui)
H5 - MÓDULO Bibliografia Ensino e Aprendizagem
Veja uma bibliografia de Ensino e Aprendizagem (aqui)
H6 - MÓDULO Conceitos didáticos e pedagógicos
Veja definições de alguns termos e expressões utilizados nos materiais didáticos do Espiritismo. (aqui)
H7 - MÓDULO Verbos da didático-pedagogia
Veja uma lista de verbos utilizados no ensino-aprendizagem e na formulação de objetivos educacionais (aqui)
H8 - MÓDULO Metodologias para eventos de ensino-aprendizagem
Veja algumas técnicas de trabalhos para grupos, e também técnicas preparatórias de eventos, visando a despertar o interesse e a participação das pessoas (aqui)
H9 - MÓDULO Técnicas de exposição e discussão
Veja propostas feitas por Luiz Signates para exposição e discussão de temas espíritas: Exposição seguida de diálogo e a Maiêutica espírita. (aqui)
H10 - MÓDULO Técnicas de ensino
Veja texto extraído do livrinho Técnicas de Ensino (O que é, Por que utilizá-las, Quando utilizá-las, Onde aplicá-las, Como aplicá-las), editado pela UEM, em 1994. que reproduzimos, tendo em vista seu interesse em face de inúmeras atividades didáticas realizadas pelas Casas Espíritas, e sua utilidade para os objetivos e conteúdos deste site APRENDIZADO ESPÍRITA.(aqui)
Veja obras espíritas disponíveis on-line (aqui)