Cuidar da sensibilidade - Vigiai e orai!
(...) Em primeiro lugar porque a medicina (iatrikè) , que professam (os Terapeutas), é superior àquela que vem sendo exercida em nossas cidades — uma medicina que apenas cuida do corpo, enquanto a outra também cuida do psiquismo (psykas), atormentado por essas doenças penosas e difíceis de curar que são o apego ao prazer, a desorientação do desejo, a tristeza, as fobias, as invejas, a ignorância, o não conformar-se ao que é e uma infinidade de outras patologias (pathon) e sofrimentos.
CUIDAR DO SER - Fílon e os Terapeutas de Alexandria - Jean-Yves Leloup
(*) O grego opõe geralmente therapeia (terapia), cuidar do próprio ser, a iatrike (medicina), cuidar do próprio corpo.
Abaixo vai um resumo da palestra CUIDAR DA SENSIBILIDADE, acompanhado de MAPA MENTAL e APRESENTAÇÃO PPT, proferida por Antônio Carlos Guimarães na CASA ESPÍRITA FRANCISCO DE PAULA VÍTOR (Lambari, MG), no dia 13 de fevereiro de 2017.
Para o Espiritismo, a SENSIBILIDADE é um dom de Deus, um atributo do Espírito Imortal a ser desenvolvido ao longo de reencarnações sucessivas. Este estudo mostra os cuidados com que devemos cercar nossaSENSIBILIDADE, visto que ela pode ser a porta de entrada do equilíbrio ou desequilíbrio espiritual, conforme seja o tratamento vigilante ou invigilante que lhe dispensemos.
Confira aqui