Ilustração: Montagem. Capas de livros sobre descobertas recentes de fatos desconhecidos da história do Espiritismo
NOVAS INFORMAÇÕES HISTÓRICAS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO ESPIRITISMO - PARTE 2
- Apresentação
- Os arquivos secretos de Canuto de Abreu
- A correspondência de Allan Kardec
- Onde pesquisar manuscritos e documentos originais de Allan Kardec
- Reflexos no movimento espírita brasileiro
- PARTE 1 - AQUI
- PARTE 3 - AQUI
ApresentaçãoNa Parte 2 deste estudo, vão informações sobre o acervo histórico-espírita de Canuto de Abreu (obras raras, documentos) e documentos originais de Allan Kardec (cartas, mensagens, preces, etc.)
E, por fim, alguns artigos que nos ajudam a refletir sobre as consequências dessas novas informações históricas no movimento espírita do nosso País.
Veja a seguir.Os arquivos secretos de Canuto de Abreu
O potencial do acervo é gigantesco, ofertando à Ciência e Filosofia Espírita conhecimentos que impactarão positivamente a divulgação do espiritismo pelo mundo afora.
(Fonte: www.espirito.org.br)
O acervo de Canuto AbreuCanuto Abreu reuniu uma biblioteca de obras raras, algumas do século 16, e muitos livros espíritas e espiritualistas do século 19, inclusive originais de Allan Kardec. Ele recebeu também a missão, antes da segunda guerra, da guarda de quase 800 manuscritos de Allan Kardec, cartas enviadas e recebidas, pensamentos, evocações, preces, mensagens dos espíritos.Encontro de Canuto com Chico XavierEm 1958, pediu ao Chico Xavier, seu amigo, a possibilidade da orientação dos espíritos sobre como proceder com esse legado.Orientação de EmmanuelEmmanuel mandou-lhe uma mensagem longa, sugerindo que se dedicasse ao menos duas horas por dia até transcrever, traduzir, fazer notas e artigos contextualizando as cartas, para que chegassem ao público esclarecendo, recuperando os ensinamentos originais.
A missão foi transferida à família, depois à FEALEssa missão foi transmitida à sua filha, depois ao neto, Lian. Por fim, a família confiou essa tarefa à FEAL, por meio do Centro de Documentação e Obras Raras.
Confira abaixo.
Fonte: Esclarecendo as principais dúvidas sobre o Projeto Cartas de Kardec - www.feal.com.br)
Veja:- Seminário Revolução Espírita [com a discussão sobre as alterações de "A Gênese"] - 16/06/2018 - Paulo Henrique de Figueiredo - Grupo de Estudos da Doutrina Espírita Erasto São José do Rio Preto, SP - aqui
- Vamos conhecer os verdadeiros fatos da história do Espiritismo. Vídeo. Entrevista com Paulo Henrique de Figueiredo, autor do livro: Autonomia - A história jamais contada do Espiritismo. Edições FEAL, 2019. - aqui
A correspondência de Allan Kardec
Minha correspondência será um dia, quando eu tiver desaparecido, uma coisa bem curiosa: será o mais vasto repertório da história do Espiritismo moderno.
ALLAN KARDEC, Trecho de carta, Revista Espírita, dez/1913
Documentos de Kardec confiados à FEAL A FEAL em parceria com o Instituto Canuto Abreu, tem a guarda de 740 manuscritos inéditos escritos por Allan Kardec, sua esposa Amélie Boudet, Léon Denis, Gabriel Delanne, Camille Flammarion.Documentos recontam a história do Espiritismo O pesquisador espírita, farmacêutico, médico e advogado, Dr. Silvino Canuto de Abreu percorreu o mundo em busca desses documentos históricos e milhares de livros que recontam a história do espiritismo, sendo que alguns datam do século XIV e narram estudos e acontecimentos que envolveram espiritualidade, mediunidade e aparição de espíritos em épocas anteriores ao descobrimento do Brasil.
Fonte: Cartas de Kardec – Resgatando a História Ocultada por 150 Anos - www.espirito.org.br
Veja:
- Cartas de Kardec – Resgatando a História Ocultada por 150 Anos - 04/10/2018 - www.espirito.org.br - aqui
- Esclarecendo as principais dúvidas sobre o Projeto Cartas de Kardec 29/10/2018. www.feal.com.br - aqui
Onde pesquisar os manuscritos e documentos originais de Allan KardecAbaixo, segue lista de páginas eletrônicas dedicadas a esse tema.
Confira:
Reflexos no movimento espírita brasileiro
Este livro [O legado de Kardec] conta a história protagonizada por destacados atores do movimento espírita francês a partir da morte de Allan Kardec, em 31 de março de 1869. Contém grandes verdades, algumas muito lamentáveis, outras dignas de elogio e imitação, mas todas elas convertidas em lições vivas, que os leitores em geral e os dirigentes espíritas em particular saberemos interpretar e valorizar em sua justa medida..
GUSTAVO N. MARTINEZ. Presidente da CEA. Prefácio da edição em espanhol do livro O legado de Kardec, de Simoni Privato Goidanich
A FEB publicou, recentemente, documento que, em síntese, declara sua decisão de manter a 5ª edição francesa como a orientadora de suas traduções, sob o argumento de que não há provas de que as modificações feitas não foram de Kardec. Ela, com isso, inverte o ônus da prova, ou seja, a prova que se espera desde sempre é de que Kardec foi o autor, e não o contrário. Isso, porém, tornou-se absolutamente impossível, como o demonstra Simoni em seu livro. E mais, há evidências de que o seu autor verdadeiro é Leymarie.
WILSON GARCIA. A Gênese: provas confirmam que Kardec não fez as mudanças contidas na 5ª edição francesa. www.oconsolador.com.br
Abaixo vão artigos de Jorge Hessen e Antônio Leite, que nos ajudam a refletir sobre as consequências dos temas vistos neste estudo no movimento espírita brasileiro.
Confira:
Veja:
- Defesa consciente do legado de Kardec - 02/02/2018 - Antônio Leite/GEAE - Site www.revoluçaoespirita.com.br - aqui
- O Espiritismo necessita retornar às suas origens primordiais - 03/11/2018 - Jorge Hessen - aqui
NOVAS INFORMAÇÕES HISTÓRICAS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO ESPIRITISMO Parte 1 - AQUI
Parte 3 - AQUI