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Textos

EVANGELHO E ESPIRITISMO - Paulo, Erasto e Timóteo: Mediunidade com Jesus e Kardec


Ilustração: Figuras de Erasto, Timóteo e Paulo. Reprodução. Internet


SUMÁRIO

- Apresentação

- Mensagens iniciais

- Áudio: Missão dos Espíritas, por Erasto, discípulo de São Paulo

- Questões de abertura

- Quem foi Erasto

- Quem foi Timóteo

- A mediunidade fora do Espiritismo

- A mediunidade no Cristianismo Primitivo

- Orientadores de Kardec sobre a mediunidade

Um discípulo de Paulo escrevendo como seu mestre

- A mediunidade na Casa Espírita nos dias de hoje

- Mediunidade com Jesus e Kardec

- Materiais de estudo

- Apresentação PPT desta palestra

- Material complementar

- Notas históricas

- Glossário

Referências


APRESENTAÇÃO

Abaixo vão o Resumo didático e a Apresentação PPT da palestra Paulo, Erasto e Timóteo: Mediunidade com Jesus e Kardec, apresentada por Antônio Carlos Guimarães na Seara Espiritual Bezerra de Menezes, de Lambari, MG, em 17 de janeiro de 2023.

 

Neste estudo, analisamos, à luz do Espiritismo: 

1. a mediunidade na Igreja Cristã Primitiva, praticada, regulada e difundida pelo Apóstolo Paulo e seus colaboradores, entre eles, Timóteo e Erasto; 

2. o papel desses últimos na Codificação Espírita, como auxiliares de Allan Kardec;

3. a prática da mediunidade na Casa Espírita em nossos dias; e

4. o exercício da mediunidade segundo as leis do Cristo e as orientações de Alan Kardec.

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MENSAGENS INICIAIS

Alguns textos são mostrados, com mensagens e citações sobre o tema a ser desenvolvido, para aguçar a mente e tocar o coração do público:

 

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ÁUDIO: MISSÃO DOS ESPÍRITAS, POR ERASTO, DISCÍPULO DE SÃO PAULO

Ouça o áudio abaixo, que está na página de abertura deste site APRENDIZADO ESPÍRITA NET:

 

     - Aqui: https://www.aprendizadoespirita.net/ 

 

   

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QUESTÕES DE ABERTURA

Despertando o interesse e anunciando os principais trechos da fala:

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QUEM FOI ERASTO

Síntese biográfica de Erasto, discípulo de Paulo:

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QUEM FOI TIMÓTEO

Síntese biográfica de Timóteo, companheiro de Paulo:

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A MEDIUNIDADE FORA DO ESPIRITISMO

A prática mediúnica fora dos domínios do Espiritismo:

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A MEDIUNIDADE NO CRISTIANISMO PRIMITIVO

O exercício da mediunidade e sua regulação, nas três revelações cristãs:

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ORIENTADORES DE KARDEC SOBRE A MEDIUNIDADE

Erasto e Timóteo os principais orientadores espirituais de Kardec quanto à mediunidade:

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Um discípulo de Paulo, escrevendo como seu mestre

  ♦ Carta de Erasto aos espíritas lioneses - RE out/1861 - aqui: https://clica.ai/0auRjP6

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A MEDIUNIDADE NA CASA ESPÍRITA NOS DIAS DE HOJE

Principais pontos do estudo, da orientação e da prática mediúnica nas Casas Espíritas:

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MEDIUNIDADE COM JESUS E KARDEC

O exercício da mediunidade segundo as leis do Cristo e as orientações de Alan Kardec:

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MATERIAIS DE ESTUDO

Apresentação PPT desta palestra

Veja a apresentação PPT desta palestra:

♦ Paulo, Erasto e Timóteo - Mediunidade com Jesus e Kardec

                         Disponível em: https://rl.art.br/arquivos/7697462.pdf

 


Material complementar

Veja também este material complementar deste estudo:

 

♦ A mediunidade segundo o Apóstolo Paulo

Disponível em: http://goo.gl/p8Fj8E

♦ A mediunidade – Estudo introdutório

  Disponível em: https://abre.ai/fByR


♦ Veja na revista O REFORMADOR o artigo  O “LIVRO DOS MÉDIUNS” DE PAULO, APÓSTOLO – Hermínio C. de Miranda

Disponível aqui: http://goo.gl/RGrAhO  

(O artigo acima começa na pág. 37 da revista REFORMADOR de fev/1974)

 

♦ Leia os Capítulos 12, 13 e 14 da 1ª. Epístola de Paulo aos Coríntios

Disponível no site https://www.bibliaonline.com.br/acf/1co/12

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NOTAS HISTÓRICAS

 

Didaquê: Pequena obra de autor anônimo, do primeiro século e princípios do segundo, espécie de manual primitivo dos cristãos, que fala do estado, costumes e crenças das comunidades.

 

Anjo: Na Bíblia, em linguagem corrente, significa mensageiro, enviado. Para a Teologia, é um ente puramente espiritual, dotado de personalidade própria, superior ao homem e aos demais seres terrenos. Os anjos são seres bons criados à parte por Deus, antes do surgimento do homem. Colaboram na obras divinas. Opõem-se aos demônio, anjos que se rebelaram contra o Criador e seguiram o caminho do mal.

 

Carismas: (grego khárisma) Teol Dom da graça de Deus. 2 Dons e talentos de cada cristão para o desempenho de sua missão dentro da Igreja. Graças especiais concedidas pelo Espírito Santo a cada cristão para o bem dos outros irmãos em Cristo. 

 

Dom: Teol Bem espiritual proporcionado por Deus; graça, mercê: A fé é um dom de Deus. 

 

Dons Espirituais: Carismas. [= dádiva, talento, faculdade]

 

Santo (adj): (lat sanctu) 1 Canonizado pela Igreja. Teol Que obteve no Céu a recompensa prometida aos que observam os ensinamentos evangélicos; bem-aventurado, eleito. 3 Que vive conforme a lei de Deus; que inspira benevolência e piedade; bondoso; que cumpre com todo o escrúpulo, com a maior exatidão, os seus deveres religiosos e morais; virtuoso. 4 Com o caráter de santidade; dotado de santidade. 5 Que se refere à religião ou ao rito sagrado. 6 Consagrado ao culto, à divindade; sagrado.

 

Santo (subs): (lat sanctu) 1 Nos Evangelhos, os cristãos ou seguidores de Jesus eram, por vezes, tratados por santo (At 26,10 – 1 Cor 1,2 – Ef 1,4 ) 2 Denominação atribuída pela Igreja Católica, após o processo de canonização, depois de falecido, ao fiel que praticou durante a vida, em grau heroico, todas as virtudes cristãs. 

 

Espírito Santo:  a terceira pessoa da Santíssima Trindade. 

 

Trindade: (subs): (lat trinitate) Teol Principal mistério do cristianismo, que ensina a unidade de Deus na sua natureza e substância, e a existência de três pessoas distintas unidas nesta natureza (Pai, Filho e Espírito Santo). 

 

Profetas:(grego prophétes) 1 Pessoa que tem o dom da profecia. 2 Anunciador ou intérprete de uma mensagem divina. Aquele que, entre os hebreus, anunciava e interpretava a vontade e os propósitos divinos e, ocasionalmente, predizia o futuro por inspiração divina. 

 

Profecias: sf (lat prophetia) 1 Ação, função ou faculdade de um profeta. 2 Expressão ou revelação oral ou escrita de um profeta: As profecias de Jeremias. 3 Anunciação e interpretação da vontade e dos propósitos divinos. 4 Ensinamento ou exortação moral inspirada pela divindade. 5 Predição por inspiração divina. 

 

Igreja [subs): (port ant eigreja, do gr ekklesía, pelo lat) 1 Templo dedicado ao culto cristão. 2 Conjunto de cristãos unidos pela mesma fé e sujeitos aos mesmos guias espirituais.

 

Primícias: Os primeiros frutos colhidos, e assim também animais nascidos recentemente, que eram ofertados pelos judeus, em festa anual que comemorava a promulgação das Leis de Moisés. No sentido simbólico, o termo é aplicado a Israel (Jr 2,3), a Jesus ressuscitado (1Cor 15,20.23), aos primeiros convertidos ao cristianismo (Rm 16,5). 

 

Sacerdote – Ministro sagrado, encarregado de oferecer diariamente sacrifícios e holocaustos e queimar incenso no altar. O sacerdócio era hereditário: chegando à idade estabelecida na lei, o sacerdote era consagrado (Ex 29; Lv 8-10; Nm 18). Além das 
tarefas cultuais, aos sacerdotes cabia a instrução do povo em assuntos religiosos e administração dos bens do templo. 

 

Presbítero – As Igrejas judeu-cristãs parece que eram governadas por um colégio de presbíteros ou anciãos, ao estilo das sinagogas (At 11,29-30; 14,23; 15,2.4.6.22s; 20,17; 1Pd 5,1-4; Tg 5,14). Tiago, em Jerusalém, aparece como o presbítero dum colégio de presbíteros ou anciãos (At 12,17; 15,13; 21,18; Gl 1,18-19; 2,9.12). 

 

Diácono – Possui o significado de assistente, alguém que serve à mesa (Jo 2,5.9). Foram chamados diáconos os cristãos escolhidos pelos apóstolos para servirem aos pobres da Igreja de Jerusalém (At 6,1-7). Mas estes diáconos logo começaram a dedicar-se também à pregação do Evangelho (6,8-7,53; 8,5-13)
 

Septuaginta (LXX): nome da versão da Bíblia hebraica para o grego, realizada no Egito entre 250 e 100 aC. O nome "Setenta” provém da lenda, segundo a qual a tradução foi levada a termo por setenta e dois doutores da Lei enviados de Jerusalém. Os escritores do NT e os cristãos dos primeiros séculos utilizaram esta tradução. No Ocidente, a partir do século V foi substituída pela Vulgata. 

 

Nabi: Na elaboração da Septuaginta, a palavra profeta [do grego PROPHETES] foi a escolhida para traduzir o termo hebraico nabi, o qual possui o significado de vento, sopro, espírito, e, ao corrente, tinha o sentido de “aquele que falava por meio do Espírito de Deus”, o que, em suma, é o médium. 
 
​Referências

DICIONÁRIO BÍBLICO UNIVERSAL. A. R. Buckland - Belo Horizonte : Editora Vida, 1981.
DICIONÁRIO BÍBLICO - http://goo.gl/1pX33l 
DICIONÁRIO MICHAELIS ON-LINE – https://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/

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GLOSSÁRIO

 

Atuar: 1. Dar atividade a; pôr em ato; desempenhar um papel; exercer ação; exercer influência. 2. No sentido espírita, significa exercer ação (o Espírito) sobre (quem o recebe).  Assim: Atuado, o homem passou a blasfemar violentamente. Isto é, sobre influência espiritual, passou a blasfemar violentamente.

 

Fenômeno: Fato, aspecto ou ocorrência, que pode ser  observado, ou, ainda, descrito e explicado cientificamente.

 

Fenômeno espírita: Fenômeno do Espiritismo, que ocorre na presença de um sensitivo, isto é, o indivíduo que possui faculdades extrassensoriais, podendo ser ou não médium. 

Podem ocorrer dois tipos de fenômenos no campo de estudos do Espiritismo: o anímico e o mediúnico.

Fenômeno anímico é o produzido pelo Espírito (encarnado) do próprio sensitivo (não médium). Portanto, um fenômeno espírita não mediúnico, produzido por uma ação extracorpórea de um indivíduo vivo (=encarnado). 

Os mais comuns, conforme nomenclatura utilizada pela Parapsicologia, são a clarividência (visão sem olhos), a telepatia (linguagem da mente), a pré-cognição (visão do futuro), a psicocinesia (movimento de objetos).

Fenômeno mediúnico é o que ocorre no campo da mediunidade, ou seja, aquele produzido por um Espírito (desencarnado) por meio de um sensitivo (médium). São, por exemplo, os casos de psicofonia (comunicação oral feita por um desencarnado) e de psicografia (comunicação escrita feita por um desencarnado).

 

Obsessão: (do latim obsessionem). Segundo Allan Kardec, é a influência ou o império persistente que Espíritos inferiores exercem em determinados indivíduos.

Fascinação (do latim fascinationem): Perturbação mais grave do que a obsessão simples e a obsessão física, que se constitui de uma ilusão produzida pela ação direta de um Espírito sobre o pensamento de um indivíduo e que, de certa maneira, lhe paralisa o raciocínio.

Subjugação (do latim subjugationem): Constrição exercida por Espírito (ou Espíritos) inferior, a qual paralisa a vontade de um indivíduo e o leva a cometer atos irrefletidos ou aberrantes. Pode ser moral ou corporal. No primeiro caso, o indivíduo, pensando estar agindo com sensatez, é levado a tomar resoluções absurdas ou comprometedoras. No segundo, atuando sobre a mente do indivíduo, o Espírito provoca no indivíduo movimentos involuntários, muitas vezes ridículos.

 

Passe: Transfusão de energia psíquica através das mãos. Num passe espírita, o magnetismo do passista (indivíduo que aplica o passe) é suplementado e aumentado pela ação dos Espíritos. Num passe espiritual, os Espíritos podem atuar diretamente e sem intermediário sobre um encarnado.

 

Glossolália [do grego: glóssa = língua] 1 Faculdade mediúnica consistente em os médiuns falarem línguas, vivas ou mortas, desconhecidas deles e da assistência. 2 Linguagem sem nexo, articulada por automatismo vocal ou por criptomnésia [coisas ou fatos esquecidos que retornam à memória]. Termo de Flournoy.

 

Xenoglossia [do grego: xeno = estrangeiro + glóssa = língua] Faculdade mediúnica consistente em os médiuns falarem ou escreverem línguas, vivas ou mortas, desconhecidas deles e da assistência. Termo de Charles Richet.

 

Incorporação - 1 Tomada do corpo do médium por um guia ou Espírito; descida, transe mediúnico. 2 Ação e efeito de o médium receber em si entidade espiritual.

Na Doutrina Espírita, dá-se preferência ao termo psicofonia (comunicação do Espírito, através do médium, pela palavra falada), visto que o termo incorporação pode sugerir a falsa ideia de que o Espírito comunicante penetra no corpo do médium, o que, em verdade, não ocorre.

 

Médium - Aquele que serve como intérprete ou intermediário entre o plano material e o espiritual.

 

Mediunidade - Faculdade para relacionar-se com os Espíritos. É inerente ao homem e de todos os tempos e lugares. Manifesta-se em diversos graus e depende de disposições orgânicas, e pode ocorrer a qualquer pessoa, pouco importando sua crença, vontade ou qualidades morais. Seu exercício, no Espiritismo, se faz com base nas lições de Kardec e ao amparo dos ensinos de Jesus. 

 

Sensitivo - Pessoa dotada de faculdades extrassensoriais, que pode ser instrumento de fenômenos espíritas. Um sensitivo pode produzir fenômenos anímicos, e, se for também médium, fenômenos mediúnicos. Assim, todo médium é sensitivo, mas nem todo sensitivo é médium.

 

Transe - Estado de baixa tensão psíquica, em que ocorre a passagem para outro estado de consciência.

Referências

Moderno Dicionário Espírita. Antonio Espechit - Belo Horizonte : DGF Edições, 1987.
Dicionário de Filosofia Espírita. L. Palhano Jr. - Rio de Janeiro : Edições CELD, 1997.
Dicionário Enciclopédico (Espiritismo, Metapsíquica e Parapsicologia). João Teixeira de Paula – São Paulo : Bells, 1976
Glossário de termos espíritas. In Abigail [Mediunidade e redenção]. Antônio Lobo Guimarães - Belo Horizonte : Edição do Autor, 2009

 

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REFERÊNCIAS

 

O LIIVRO DOS MÉDIUNS – Allan Kardec – Brasília, FEB
PAULO E ESTEVÃO. Emmanuel/F. C. Xavier – Brasília : FEB, 1941 
MEDIUNIDADE (DE PAULO). In As Marcas do Cristo. [Vol. 1). Hermínio Miranda. Brasília : FEB, 1974
PAULO, UMA REFLEXÃO. In Cristianismo a mensagem esquecida. Hermínio Miranda. Matão, SP : O Clarim,1988.
O EXERCÍCIO DA MEDIUNIDADE NA IGREJA PRIMITIVA. In Candeias na noite escura. João Marcus (Hermínio Miranda). Brasília : FEB, 1992
VISÃO ESPÍRITA DA BÍBLIA. J. Herculano Pires. São Bernardo do Campo, SP : Correio Fraterno ABC, 1989.
Aclaração das mediunidades segundo o apóstolo Paulo – In Médiuns e Mediunidades. Cairbar Schutel. Matão, SP : Editora O Clarim, 1923.
AS SESSÕES ESPÍRITAS E AS INSTRUÇÕES DO APÓSTOLO PAULO. In De cá e de lá. Romeu do Amaral Camargo.  São Paulo : União Federativa Espírita Paulista, 1937.
O “LIVRO DOS MÉDIUNS” DE PAULO, APÓSTOLO. Hermínio Miranda. Revista Reformador – Fev/1974, Brasília: FEB
O ESPIRITISMO E A IGREJA. Haraldur Nielson. São Paulo : Edicel, s/d
OS DONS DO ESPÍRITO. In A respeito dos dons espirituais. Kenneth E. Hagin. Rio de Janeiro : Graça Editorial, s/d
O PENSAMENTO DE ERASTO – Erasto de Carvalho Prestes - https://larbomrepouso.com.br/wp-content/uploads/2020/04/ERASTO-DE-CARVALHO-PRESTES-O-PENSAMENTO-DE-ERASTO.pdf 
DICIONÁRIO BÍBLICO UNIVERSAL. A. R. Buckland - Belo Horizonte : Editora Vida, 1981.
Os valorosos e quase esquecidos mártires de Lyon - Por Enrique Eliseo Baldovino - http://www.mundoespirita.com.br/?materia=os-valorosos-e-quase-esquecidos-martires-de-lyon 
ERASTO - AUTORES DA REVELAÇÃO ESPÍRITA – Parte 8 -  https://textosespiritas.wordpress.com/2013/10/24/autores-da-revelacao-espirita-parte-8/ 

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ALGuimaraes
Enviado por ALGuimaraes em 17/01/2023
Alterado em 30/01/2023
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