Instrutor Guima
Caro(a) leitor(a),
As noções de Doutrina Espírita deste módulo são básicas, dado que a intenção é apenas contextualizar o tema e/ou dar noções fundamentais a neófitos na matéria.
O objetivo primordial do site não são os cursos básicos ou aprofundados de Espiritismo — são as técnicas e ferramentas para estudar, ensinar e divulgar a doutrina.
De qualquer modo, serão indicados, ao longo das páginas eletrônicas, apostilas, livros e cursos — presenciais e a distância — existentes no mundo virtual e nas instituições espíritas, para os que desejarem aprofundar os estudos.
Instrutor Guima
Caro(a) leitor(a),
Neste B1 - MÓDULO Noções básicas de Espiritismo, você terá informações sobre os fundamentos do Espiritismo.
Iniciamos mostrando, num quadro-resumo, as fontes primárias do Saber Doutrinário Espírita, qual seja, a obra fundadora realizada por Kardec.
Depois, comentamos a ordem de estudos por ele sugerida e tecemos breves considerações sobre os livros de síntese e iniciação, que são, a nosso ver, meio excelente de conhecer o Espiritismo diretamente nos textos leves e didáticos de um genial pedagogo.
No passo seguinte, há alguns resumos e sínteses que permitem conhecer os pontos principais do Espiritismo em alguns minutos de leitura. Essas sínteses poderão ser complementadas com a leitura on-line de outros textos que sugerimos na seção Linkoteca. Damos, também, uma lista de sites que disponibilizam obras espíritas básicas para leitura e/ou download.
E, finalmente, na Atividade Prática apresentamos um diagrama e o resumo de uma palestra que possibilitam enxergar, num único quadro, todos os fundamentos doutrinários examinados nos textos anteriores.
Bom estudo, e bom proveito.
Instrutor Guima
Cara(o),
Você certamente já leu as instruções de estudo que demos em H1 - MÓDULO Estudar e Aprender Melhor.
Sendo assim, sabe que no estudo on-line o leitor determina o ritmo e o grau de interesse da leitura.
Mas sugerimos o seguinte para o estudo deste módulo:
Fontes originais do Saber Doutrinário Espírita
O mapa abaixo nos dá uma visão resumida das fontes originais do Espiritismo, ou seja, o trabalho fundador de Kardec: os livros, a revista, a sociedade de estudos, as pesquisas, as viagens de orientação aos grupos iniciantes e de divulgação doutrinária:
Instrutor Guima
Há uma ordem melhor de estudos para se conhecer o Espiritismo?
A resposta é sim, e o próprio Allan Kardec a indicou no item 35 de O Livro dos Médiuns.
Vejam a seguir:
O Livro dos Médiuns
35. Aos que quiserem adquirir essas noções preliminares, pela leitura das nossas obras, aconselhamos que as leiam nesta ordem:
1º O que é o Espiritismo? Esta brochura, de uma centena de páginas somente, contém sumária exposição dos princípios da Doutrina Espírita, um apanhado geral desta, permitindo ao leitor apreender-lhe o conjunto dentro de um quadro restrito. Em poucas palavras ele lhe percebe o objetivo e pode julgar do seu alcance. Aí se encontram, além disso, respostas às principais questões ou objeções que os novatos se sentem naturalmente propensos a fazer. Esta primeira leitura, que muito pouco tempo consome, é uma introdução que facilita um estudo mais aprofundado.
2º O Livro dos Espíritos. Contém a doutrina completa, como a ditaram os próprios Espíritos, com toda a sua filosofia e todas as suas conseqüências morais. É a revelação do destino do homem, a iniciação no conhecimento da natureza dos Espíritos e nos mistérios da vida de além-túmulo. Quem o lê compreende que o Espiritismo objetiva um fim sério, que não constitui frívolo passatempo.
3º O Livro dos Médiuns. Destina-se a guiar os que queiram entregar-se à prática das manifestações, dando-lhes conhecimento dos meios próprios para se comunicarem com os Espíritos. É um guia, tanto para os médiuns, como para os evocadores, e o complemento de O Livro dos Espíritos.
4º A Revista Espírita. Variada coletânea de fatos, de explicações teóricas e de trechos isolados, que completam o que se encontra nas duas obras precedentes, formando-lhes, de certo modo, a aplicação. Sua leitura pode fazer-se simultaneamente com a daquelas obras, porém, mais proveitosa será, e, sobretudo, mais inteligível, se for feita depois de O Livro dos Espíritos.
E, mestre que era, deixa ao leitor a livre escolha sobre o que ler, não lhe interditando nenhum tipo de obra:
Isto pelo que nos diz respeito. Os que desejem tudo conhecer de uma ciência devem necessariamente ler tudo o que se ache escrito sobre a matéria, ou, pelo menos, o que haja de principal, não se limitando a um único autor. Devem mesmo ler o pró e o contra, as críticas como as apologias, inteirar-se dos diferentes sistemas, a fim de poderem julgar por comparação. Por esse lado, não preconizamos, nem criticamos obra alguma, visto não querermos, de nenhum modo, influenciar a opinião que dela se possa formar. Trazendo nossa pedra ao edifício, colocamo-nos nas fileiras. Não nos cabe ser juiz e parte e não alimentamos a ridícula pretensão de ser o único distribuidor da luz. Toca ao leitor separar o bom do mau, o verdadeiro do falso.
Instrutor Guima
Muito importante a conclusão de Kardec, na linha acima:
Toca ao leitor separar o bom do mau, o verdadeiro do falso.
E outro não é o propósito do Aprendizado Espírita, relativamente ao Saber Doutrinário Espírita (SDE), como está no quadro a seguir:
Extraído do mapa |
Instrutor Guima
Prosseguindo, devemos registrar, contudo, que a ordem de leitura sugerida por Kardec, em O Livro dos Médiuns, data de 1861, e naquela ocasião não haviam sido ainda escritos os demais livros que compõem a Codificação.
Assim, vejamos a lista de livros de Kardec e o ano de sua edição:
Livro | Ano |
O Livro dos Espíritos | 1857 |
Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas | 1858 |
O que é o Espiritismo | 1859 |
O Livro dos Médiuns | 1861 |
O Espiritismo em sua mais simples expressão | 1862 |
Viagem Espírita em 1862 | 1862 |
O Evangelho segundo o Espiritismo | 1864 |
Resumo da Lei dos Fenômenos Espíritas | 1864 |
O Céu e o Inferno | 1865 |
Caráter da Revelação Espírita (1o. Capítulo de A Gênese) | 1867 |
A Gênese | 1868 |
Catálogo Racional | 1869 |
Obras Póstumas | 1890 |
Revista Espírita | 1858/1969 |
Veja a Relação das obras de Allan Kardec
Veja Sinopses das obras de Allan Kardec
Veja Resumo das 23 obras de Allan Kardec
Importante notar os pequenos livros de iniciação ao Espiritismo e sua data de edição:
Herculano Pires diz que Kardec editou esse último livro de 1862 — cinco anos depois de lançar O Livro dos Espíritos e um ano após a publicação de O Livro dos Médiuns — porque sentiu necessidade de oferecer aos interessados um roteiro inicial bem resumido e simples. Assim, ao prefaciar o livro Iniciação Espírita — um livro da editora Edicel que contém os três livros de introdução supracitados - Herculano indica que se deve começar a estudar o Espiritismo por essses livros introdutórios e na seguinte ordem:
E depois prosseguir pela ordem de edição dos demais livros, entremeando as coleções anuais da Revista Espírita.
Pequenos grandes livros de Allan Kardec
Muitos espíritas pensam que estes pequenos livros introdutórios não têm mais nenhum interesse. É uma ideia falsa, resultante da falta de estudo metódico e, portanto, sério do Espiritismo. Nenhum estudante consciencioso endossa esta opinião. Pelo contrário, todos compreendem o valor permanente destas páginas iniciáticas, que até mesmo os maiores conhecedores do assunto devem reler e consultar periodicamente.
(H. PIRES. Introdução a O que é o Espiritismo, Lake, SP)
Instrutor Guima
Segue abaixo uma síntese de edições em língua portuguesa dos pequenos livros que Kardec publicou em meio ao Pentateuco, isto é, os cinco livros principais da Codificação (O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese).
Opúsculos de Kardec
Nesse livro, a Federação Espírita Brasileira (FEB) publicou opúsculos de Allan Kardec, além dos discursos pronunciados pelo aniversário de sua morte.
Traduzidos por Evandro Noleto Bezerra, que faz uma interessante introdução a esses livros de divulgação do Codificador, estão os seguintes opúsculos:
O livro está disponível para downlod (aqui)
Consequências morais do Espiritismo
Pelo raciocínio, o estudo prático e a observação dos fatos o Espiritismo confirma e prova as bases fundamentais da religião, a saber:
Ele resolve uma porção de problemas que encontram a única explicação plausível, na existência de um mundo invisível composto pelos seres que se hão despojado do seu envoltório corporal, que nos cercam e exercem uma influência incessante sobre o mundo visível.
É uma fonte de consolações:
Ele contribui para a felicidade do homem sobre a Terra:
O resultado destes princípios, uma vez propagado e enraizados no coração do homem, será:
E, por todas essas causas, ajudar a melhoria progressiva da humanidade.
Allan Kardec. O que é o Espiritismo. 2a. edição, 1860
Instrutor Guima
Allan Kardec fez dois notáveis pequenos textos resumindo a Doutrina dos Espíritos.
O primeiro, em O LIVRO DOS ESPÍRITOS, Prolegômenos, Resumo da Doutrina dos Espíritos.
O segundo, em O ESPIRITISMO EM SUA MAIS SIMPLES EXPRESSÃO (Exposição sumária do ensino dos Espíritos), 2a. parte, Resumo do ensinamento dos Espíritos.
Confira a seguir.
Resumo da Doutrina dos Espíritos
Este resumo está em O LIVRO DOS ESPÍRITOS, Prolegômenos.
Resumo dos Ensinamentos dos Espíritos
Este resumo está em O ESPIRITISMO EM SUA MAIS SIMPLES EXPRESSÃO (Exposição sumária do ensino dos Espíritos), 2a. parte.
No livro A Gênese, Capítulo I - Caráter da revelação espírita, n. 30, está este resumo escrito por Allan Kardec
O Espiritismo, partindo das próprias palavras do Cristo, como este partiu das de Moisés, é conseqüência direta da sua doutrina.
À idéia vaga da vida futura, acrescenta a revelação da existência do mundo invisível que nos rodeia e povoa o espaço, e com isso precisa a crença, dá-lhe um corpo, uma consistência, uma realidade à idéia.
Define os laços que unem a alma ao corpo e levanta o véu que ocultava aos homens os mistérios do nascimento e da morte.
Pelo Espiritismo, o homem sabe donde vem, para onde vai, por que está na Terra, por que sofre temporariamente e vê por toda parte a justiça de Deus.
Sabe que a alma progride incessantemente, através de uma série de existências sucessivas, até atingir o grau de perfeição que a aproxima de Deus.
Sabe que todas as almas, tendo um mesmo ponto de origem, são criadas iguais, com idêntica aptidão para progredir, em virtude do seu livre-arbítrio;
que todas são da mesma essência e que não há entre elas diferença, senão quanto ao progresso realizado;
que todas têm o mesmo destino e alcançarão a mesma meta, mais ou menos rapidamente, pelo trabalho e boa vontade.
Sabe que não há criaturas deserdadas, nem mais favorecidas umas do que outras;
que Deus a nenhuma criou privilegiada e dispensada do trabalho imposto às outras para progredirem;
que não há seres perpetuamente votados ao mal e ao sofrimento; que os que se designam pelo nome de demônios são Espíritos ainda atrasados e imperfeitos, que praticam o mal no espaço, como o praticavam na Terra, mas que se adiantarão e aperfeiçoarão;
que os anjos ou Espíritos puros não são seres à parte na criação, mas Espíritos que chegaram à meta, depois de terem percorrido a estrada do progresso;
que, por essa forma, não há criações múltiplas, nem diferentes categorias entre os seres inteligentes, mas que toda a criação deriva da grande lei de unidade que rege o Universo e que todos os seres gravitam para um fim comum que é a perfeição, sem que uns sejam favorecidos à custa de outros, visto serem todos filhos das suas próprias obras.
Instrutor Guima
Diz-se que o Espiritismo é uma doutrina. Mas o que é doutrina?
Nos acompanhem na explanação abaixo.
Doutrina é conjunto de princípios que servem de base a um sistema científico, filosófico, político ou religioso. Ensinamento; pregação; regra, preceito, norma. Allan Kardec, no Capítulo As cinco alternativas da humanidade, de seu livro "Obras Póstumas", em termos de Doutrinas, apresenta as opções: Doutrina Materialista; Doutrina Panteísta; Doutrina Deísta; Doutrina Dogmática; Doutrina Espírita, relacionada com o sistema filosófico-religioso.
(L. PALHANO JR. Verbete Doutrina. Dicionário de Filosofia Espírita)
Herculano Pires, grande estudioso da obra de Kardec, num curso de Espiritismo, deu-lhe a seguinte definição inicial:
O Espiritismo é uma doutrina moderna, perfeitamente estruturada por um grande pensador, escritor e pedagogo francês, homem de letras e ciência, famoso por sua cultura e seus trabalhos científicos e que assinou suas obras espíritas com o pseudônimo de Allan Kardec. Saber isso já e saber alguma coisa a respeito, mas está muito longe de ser tudo.
(HERCULANO PIRES. Curso Dinâmico de Espiritismo)
Allan Kardec anotou, entre outras, esta breve definição de Espiritismo:
O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que dimanam dessas mesmas relações.
(ALLAN KARDEC. O que é o Espiritismo)
Veja abaixo a Linkoteca
Espiritismo, o que é?
Pulicado pela IDE, de Araras, Espiritismo, o que é traz um bom resumo sobre conceitos fundamentais do Espiritismo.
Instrutor Guima
Visões de síntese são instrumentos didáticos bastante eficientes, pois permitem alcançar, num lançar de olhos, o essencial de uma matéria ou ponto de estudo.
Essa é a nossa intenção com os textos a seguir.
Para Palhano Jr. a Doutrina Espírita tem pelo menos cinco princípios básicos:
(L. PALHANO JR. Verbete Doutrina Espírita. Dicionário de Filosofia Espírita)
João Teixeira de Paula, em seu conhecido Dicionário, assim resumiu os pontos fundamentais do Espiritismo:
O Espiritismo, segundo o próprio Codificador, compreende duas partes fundamentais: a Experimental, relativa às manifestações em geral, e a Filosófica, relativa às manifestações inteligentes. Resumiu ele em O Livro dos Espíritos a Doutrina Espírita, cujos tópicos principais resumimos por nossa vez, na excelente tradução de Guillon Ribeiro:
(JOÃO TEIXEIRA DE PAULA. Dicionário - Espiritismo, Metapsíquica, Parapsicologia)
Instrutor Guima
Vejamos agora os materiais de apoio de uma palestra intitulada Síntese Doutrinária do Espiritismo, na qual são estudados, numa visão de conjunto, todos os grandes fundamentos do Espiritismo.
Com base no quadro-resumo que vai logo abaixo, você deverá examinar os pontos dos livros da Codificação, bem como as passagens bíblicas, que fundamentam os princípios básicos do Espiritismo.
Assim, tenha em mãos - ou procure na Biblioteca Digital - os livros da Codificação indicados e um exemplar da Bíblia; se preferir, use esta Bíblia on-line.
Tome papel e lápis para anotações. Procure esquematizar os conceitos e informações mais relevantes.
Na Seção I - Metodologia e Pesquisas Espíritas (MPE), você encontrará modelo de fichas para anotações e informações sobre como fazer esquemas, fichamento e mapas mentais.
Fonte: Abigail [Mediunidade e redenção]
Instrutor Guima
Se você quiser complementar o estudo feito aqui, sugerimos a leitura dos materiais abaixo indicados.
Bom trabalho.
Editora Paideia, SP
No livro O Sentido da Vida, Herculano Pires, após analisar o doutrina sob o seu tríplice aspecto, elaborou uma Súmula Espírita, listando os pontos principais do Espiritismo.
Veja a transcrição desses tópicos, autorizada pela Editora Paideia, aqui
Editora Lake, SP, 3a. edição, 1975.
No livro Resumo da Doutrina Espírita, de Gustave Geley, o pesquisador francês faz um precioso resumo do Espiritismo, comentando didaticamente pontos como estes:
Veja a transcrição desses tópicos, autorizada pela Editora Lake, aqui
Acrescentemos que o estudo de uma doutrina, qual a Doutrina Espírita, que nos lança de súbito numa ordem de coisas tão nova quão grande, só pode ser feito com utilidade por homens sérios, perseverantes, livres de prevenções e animados de firme e sincera vontade de chegar a um resultado.
O que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá. (...)
(ALLAN KARDEC. O Livro dos Espíritos)
Doutrina Espírita para principiantes
Introdução ao estudo do Espiritismo - Estudo da Obra Básica - FEB
Resumo do Espiritismo
Iniciação ao Conhecimento da Doutrina Espírita
Guia para Conhecer e Estudar a Doutrina Espírita
100 anos de O Livro dos Espíritos
ABC do Espiritismo - Victor Ribas Carneiro
Biblioteca Virtual - O Consolador
Estudo on-line da Doutrina Espírita
BARREIRA, Florentino. Resumo Analítico das Obras de Allan Kardec.Trad. David Caparelli. São Paulo : Madras, 1a. edição, 2003.
KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns. Brasília : FEB, 49a. edição, 1944.
KARDEC, Allan. O que é o Espiritismo. Brasília : FEB, 37a. edição, 1944.
PALHANO JR., L. Dicionário de Filosofia Espírita. Rio de Janeiro : CELD, 1997.
PAULA, João Teixeira de. Dicionário Enciclopédido Ilustrado de Espiritismo, Metapsíquica, Parapsicologia. São Paulo : Bells, 3a. edição, 1976.
PIRES, José Herculano Pires. Curso Dinâmico de Espiritismo. São Paulo : Paideia, 1a. ed., 1979.