Ilustração: capa do livro Reflexões à luz do Consolador, de Arthur Bernardes de Oliveira (aqui)
Diálogos da Série EM TOM DE CONVERSA
SUMÁRIO
ApresentaçãoInstrutor Guima
Cara(o)Abrindo a Série C - ESPIRITISMO EM TOM DE CONVERSA - ETC, dissemos:
Para nós do Aprendizado Espírita o diálogo é a conversa. É a conversa com as entidades espirituais que orientam e as que necessitam de ajuda. A conversação permanente de Chico Xavier com Emmanuel, que diariamente seguiu seus passos. São as conversas deste mesmo Chico "à sombra do abacateiro", são as entrevistas fraternas das atividades de Atendimento, são as exposições dialogadas da Evangelização e da Reunião de Estudos. São os vozerios dos jovens da Mocidade. São os esclarecimentos dos palestrantes ao final de suas apresentações, as entrevistas de pessoas destacadas do Movimento Espírita e os bons livros doutrinários de perguntas e respostas que se hão publicado.
E nesta Seção Em tom de conversa, são as orientações do instrutor, são a coletânea de Diálogos da Seção, são as mensagens de interação dos leitores com o Aprendizado Espírita.
Pois bem, aqui estão as Diálogos da Série em Tom de Conversa.
Eles são pequenos diálogos espiritas, inspirados na Codificação e realizados à luz do Consolador.
Espero que gostem.
Meu mestre ArthurDisse certa vez G. Carreiro que invejava
a entrega missionária e o disfarce perfeito do mestre, que nos ensina sem alarde as coisas simples, para que entendamos as coisas complexas.
Pois bem, se eu pudesse definir o que representou para mim Arthur Bernardes de Oliveira — colega da Ciência Contábil, da docência Contábil-Tributária, da Carreira Fazendária, das lides Espíritas, das glórias alvinegras —, diria as palavras acima.
Saudades, mestre Arthur (*).
(*) Astolfo Dutra, MG, julho de 1931 - Guarani, MG, julho de 2015.
Conheça estas obras de Arthur Bernardes de Oliveira:
- Uma estrela em forma de flor (aqui)
- Reflexões à luz do Consolador (aqui)
E também este post, escrito por seu irmão Astolfo de Oliveira:
-
O retorno de Arthur Bernardes à Pátria Espiritual (aqui)
Arthur, em uma de suas últimas fotos, ao lado da esposa Elizabeth e da família do filho Ronaldo.
Fonte: Espiritismo Século XXI
Blog sobre Espiritismo criado por Astolfo Olegário de Oliveira Filho
Fred, meu professorJoão Frederico Azze, o Fred, havia sido meu professor na FACECA em Varginha, quando, tempos depois, nos vimos num encontro da União Regional Espírita. E ficamos sabendo que éramos espíritas, nascendo daí amizade sincera e profunda, de mais de 35 anos.
E Fred tornou-se o espírita com quem mais conversei, em anos e anos de atividade doutrinária. Quando morei em Varginha, trabalhei com ele no Francisco de Assis, centro que fundara e dirigiu por décadas.
Deixo consignada aqui minha homenagem ao espírita trabalhador, estudioso, conselheiro — um fiel seguidor dos preceitos kardequianos, um dos mais incansáveis e dedicados dirigentes do Espiritismo de quantos conheci.
Abraços, velho confrade, professor e amigo.
Casas espíritas em que colaborei
Anos 1980-83 - 2003
Centro Espírita 24 de Junho - Lambari, MGPresidente: Benedito Moreira Franco
Anos 1983-85Sociedade Espírita Amor e Caridade - SEAC - Cascavel, PRPresidente: José Remi Pietschhttp://www.seaccascavel.org.br/
Anos 1985-1994 - 2003Centro Espírita Francisco de Assis - Varginha, MGPresidente: João Frederico Azzehttp://cefassis.org.br/
Anos 1999-2002Centro Espírita Irmão Áureo - Brasília, DFPresidente: Joaquim Pedro Levino da Silvahttp://www.ceia-df.org.br/
A partir de 2015:
Participando das atividades de divulgação doutrinária das seguintes instituições:Casa Espírita Francisco de Paula Vítor - Lambari, MG - Aqui: http://goo.gl/QScE8u Presidente: Mariléia BrasilSeara Espiritual Bezerra de Menezes - Lambari, MG - Aqui: http://goo.gl/NoxElJPresidente: Adão Juarez Fernandes
Em Tom de Conversa- Uma conversa sobre mediunidade (aqui)