Aqui você acompanha as novidades do site:
EVANGELHO E ESPIRITISMO - SÉRIE DE PALESTRAS ESPÍRITAS - Por Antônio Carlos Guimarães - ÍNDICE GERAL
ROTEIRO DE CULTIVO DA SENSIBILIDADE ESPIRITUAL (aqui)
CURSO DIDÁTICO DE ESPIRITISMO - A face esquecida da mediunidade (aqui)
COSTURANDO AMOR - O enxoval de bebês na atividade assistencial espírita (aqui)
Paulo, Erasto e Timóteo: Mediunidade com Jesus e Kardec (aqui)
Maria, mãe de Jesus (aqui)
OS CURADORES DO SENHOR - Novela Paranormal - Os poderes secretos do homem são naturais (aqui)
A morte não interrompe a vida (aqui)
O Espírito Celina - A emissária de Maria de Nazaré (aqui)
O Espírito "Maria de Nazaré" (aqui)
ELEMENTOS DE FILOSOFIA E CIÊNCIA ESPÍRITAS - Curso on-line - Lançamento (aqui)
A fé no futuro (aqui)
A pecadora que ungiu os pés de Jesus (aqui)
A Codificação Espírita - História, autores e importância (aqui)
Jesus e os cegos dos Evangelhos (aqui)
Novas informações históricas sobre a constituição do Espiritismo (aqui)
ustiça das aflições - O conceito espírita de dor (aqui)
Vídeo palestra REENCARNAÇÃO E LEI DE CAUSA EFEITO (aqui)
Aula Resumida de Conceitos da Doutrina Espírita (aqui)
Maria de Nazaré - Visão espírita da mãe de Jesus (aqui)
Mediunidade de cura - Sublimidade e perigos (aqui)
Como aproveitar (bem) a (re)encarnação (aqui)
Bezerra de Menezes - A Apóstolo da Caridade (aqui)
Os tempos são chegados? A Nova Geração e a Transição Planetária (aqui)
Ver a vida como espírita (aqui)
Falar em público - Elementos-chave para uma boa comunicação oral (aqui)
Livros, textos e opúsculos raros do Espiritismo (5) Antigas edições de O LIVRO DOS ESPÍRITOS (aqui)
Coletânea APRENDIZADO ESPÍRITA - 3a. Série DIVULGAR (aqui)
80 Anos da Casa Espírita Francisco de Paula Vítor (aqui)
Coletânea APRENDIZADO ESPÍRITA - 2a. Série ENSINAR (aqui)
A evolução espiritual no Planeta Terra (aqui)
Paris no tempo de Allan Kardec - Relato fotobiográfico (aqui)
Livros, opúsculos e textos raros do Espiritismo
(3) - Dicionário de Doutrina Espírita (aqui)
O estudo pessoal da Doutrina Espírita (aqui)
Coletânea APRENDIZADO ESPÍRITA - 1a. Série APRENDER (aqui)
Espiritismo e tecnologia (aqui)
Aquele que semeia saiu a semar (aqui)
Site APRENDIZADO ESPÍRITA - Datas, estatísticas e novidades (aqui)
Técnicas de ensino (aqui)
Espiritismo e visão de futuro - Olhando o passado, o presente e o futuro como Espírita (aqui)
Síntese da Doutrina Espírita (aqui)
A prece no momento de dormir (aqui)
Antigos Livros Espíritas (1) - Roteiro de História da Filosofia - Bertho Condé (aqui)
A correspondência de Allan Kardec (aqui)
Livros e opúsculos raros do Espiritismo (aqui)
Espiritismo - o grande desconhecido (aqui)
Espiritismo e Sincretismo Religioso - Panorama histórico (aqui)
Espiritismo e Espiritualismo - Distinções e aproximações (aqui)
Vida e morte - A dupla face da existência (aqui)
Pensamento e vontade - Ação do pensamento sobre os fluidos (aqui)
Cuidar da sensibilidade - Vigiai e orai! (aqui)
Allan Kardec e uma médium curadora (aqui)
Seleções da Revista Espírita (aqui)
O Consolador prometido e o Espírito de Verdade (aqui)
A obsessão espiritual - Alguns conceitos fundamentais (aqui)
Evangelho segundo o Espiritismo: Elaboração, edição e estruturação (aqui)
Carlos Imbassahy - Defensor destemido dos postulados espíritas (aqui)
Literatura Espírita: Leituras essenciais para uma boa formação doutrinária (aqui)
Cenas da vida de Padre Vítor (aqui)
A Princesa Isabel e a Espiritualidade (aqui)
As Três Revelações Cristãs (aqui)
Paulo Roberto Viola - A Princesa Isabel e as rainhas santas (aqui)
Paulo Roberto Viola - Visão espirita do Segundo Reinado (aqui)
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Aqui você tem as especialidades do site: os recursos e ferramentas para estudar e divulgar o Espiritismo.
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Planificação e Elaboração de Palestras
Ferramentas para estudar e divulgar o Espiritismo
Orientações a Trabalhadores e Atividades Espíritas
EVANGELHO E ESPIRITISMO
FILOSOFIA E ESPIRITISMO
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Aqui você tem um resumo (mapa) do site: Seções, Módulos, Séries, meios de acessar as páginas, como pesquisar, etc.
ÍNDICE GERAL DO SITE
BIBLIOGRAFIA DO SITE
CASAS ESPÍRITAS DE LAMBARI
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CASA ESPÍRITA FRANCISCO DE PAULA VÍTOR
Aqui você tem informações e fotos da Casa Espírita Francisco de Paula Vítor, de Lambari, MG, onde o autor iniciou suas lides espíritas e participa de atividades doutrinárias.
SEARA ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES
Aqui você tem informações e fotos da Seara Espírita Bezerra de Menezes, de Lambari, MG, onde o autor participa de atividades de divulgação doutrinária.
Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier nos anunciará todas as cousas. Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo.
(Jesus e a mulher samaritana. Evangelho de João, 4, 25-26)
CAPÍTULO II - ADULTOS NÃO GOSTAM DE SER ENSINADOS
CAPÍTULO III - FORMAS DE INTERAÇÃO E COMPARTILHAMENTO
Amai-vos e instruí-vos.
(Mandamento dado a Allan Kardec pelo Espírito de Verdade)
Com sua lógica rigorosa, simples, impresionante, ao alcance de todos, esse grande pensador não quis dirigir-se apenas a alguns eruditos ...
(P-G. LEYMARIE, Discurso pronunciado pelo aniversário de morte de Kardec)
O Aprendizado Espírita é resultado da prática pessoal e da visão do autor quanto ao estudo, ao ensino e à divulgação do Espiritismo, e objetiva compartilhar textos, apresentações, técnicas, ferramentas, informações e referências sobre livros, cursos e sites para quem quer aprender a Doutrina Espírita e/ou divulgá-la por meio de reuniões de estudo, palestras ou textos didáticos.
A linguagem é simples e objetiva, os pontos resumidos, as lições didáticas e amigáveis, muitas vezes em tom de conversa. Não se quer ensinar, mas expor e trocar ideias, pensar e aprender juntos. Ou, como disse Emmanuel:
Recorda que, em Doutrina Espírita, é preciso estudar e aprender, entender e explicar.
O Mestre é Jesus. O professor é Kardec. Os auxiliares são os Espíritos protetores e os bons autores encarnados. Os aprendizes somos nós. A meta é aprender e praticar a Doutrina Espírita e o Evangelho de Jesus - segundo a condição, a vontade e o momento de cada qual.
Antônio Carlos Guimarães
2 - Saber Doutrinário Espírita
Instrutor Guima
Caro(a) leitor(a),
Este site foi concebido e estruturado segundo o que o autor entende por Saber Doutrinário Espírita, qual seja
Conjunto das informações e do conhecimento, das experiências e das práticas, dos procedimentos e das técnicas acumulado pelos adeptos do Espiritismo no aprendizado teórico e na aplicação prática dos postulados de sua crença.
A gênese, o desenvolvimento e a gestão desse Saber Doutrinário Espírita estão sintetizados nos mapas mentais Visão e Gestão, que fazem parte deste ensaio: Gestão do Conhecimento e Doutrina Espírita.
Foi nessa perspectiva teórica que ordenamos as seções do site. E também será com fundamento nela que vamos desenvolver os textos e os estudos doutrinários, e apresentar técnicas e ferramentas de exposição, instrutoria e divulgação doutrinárias.
3 - Estrutura do site "Aprendizado Espírita"
Confira a estrutura do site APRENDIZADO ESPÍRITA, montada em face do SABER DOUTRINÁRIO ESPÍRITA: aqui.
Como se vê, o site foi dividido em 4 áreas, nas quais se distribuem 14 áreas temáticas. Nessas seções, os assuntos são agrupados por Módulos, e nesses por Séries, quando é o caso.
Note-se que os materiais servem ao aprendizado espírita individual, realizado por iniciativa pessoal do adepto, como também para o aprendizado nas instituições espíritas. Nessas, deve-se atentar para este ponto fundamental:
Quanto à estrutura do site, na primeira área [CONTEXTO], faz-se uma breve contextualização dos fundamentos do Espiritismo, tomado como ponto de partida para a longa jornada do APRENDIZADO ESPÍRITA:
Na segunda [PREPARAÇÃO], estão os temas referentes aos preparativos para a empreitada:
Na terceira [TÉCNICAS E FERRAMENTAS], os recursos e meios necessários à consecução dos objetivos:
Na quarta [OBJETIVOS], e última, as metas que se procuram alcançar com o APRENDIZADO ESPÍRITA:
A cada uma das seções temáticas acima corresponde uma página eletrônica.
O acesso aos textos e lições é feito por meio dos links:
Herculano Pires escreveu que a obra de Kardec é a pedra de toque para aferir se alguma ideia, conceito ou prática trata-se de fato de doutrina espírita:
O símbolo da pedra de toque é usado (...) para representar a Codificação do Espiritismo. Qualquer novidade que apareça no meio doutrinário pode revelar a sua legitimidade ou a sua falsidade num simples toque dos seus princípios com os da doutrina codificada. (2)
Respeitando quem pensa, age ou prega de modo diferente, o critério acima é o que adotamos aqui.
Assim, simbolicamente, para nós,
Jesus é a PEDRA ANGULAR — fundamentos proféticos, históricos e morais do Evangelho como a base em que se assenta o Espiritismo. (1)
Kardec, a Pedra de toque — princípios doutrinários que testam as novidades do meio espírita. (2)
Herculano Pires, o metro — medida da integridade da Doutrina Espírita codificada por Kardec. (3)
Deolindo Amorim, a lupa — análise penetrante e exposição didática de pontos doutrinários sensíveis. (4)
Carlos Imbassahy, a pena — defesa destemida dos postulados espíritas. (5)
Há três lemas ou divisas que se aplicam ao Espiritismo:
6 - Separar os livros bons dos maus, os verdadeiros dos falsos
Proibir um livro é dar mostras de que o tememos. O Espiritismo, longe de temer a divulgação dos escritos publicados contra ele e interditar sua leitura aos adeptos, chama a atenção destes e do público para tais obras, a fim de que possam julgar por comparação.
(ALLAN KARDEC. Catálogo Racional das Obras para se Fundar uma Biblioteca Espírita)
Os que desejem tudo conhecer de uma ciência devem necessariamente ler tudo o que se ache escrito sobre a matéria, ou, pelo menos, o que haja de principal, não se limitando a um único autor. Devem mesmo ler o pró e o contra, as críticas como as apologias, inteirar-se dos diferentes sistemas, a fim de poderem julgar por comparação. Por esse lado, não preconizamos, nem criticamos obra alguma, visto não querermos, de nenhum modo, influenciar a opinião que dela se possa formar. Trazendo nossa pedra ao edifício, colocamo-nos nas fileiras. Não nos cabe ser juiz e parte e não alimentamos a ridícula pretensão de ser o único distribuidor da luz. Toca ao leitor separar o bom do mau, o verdadeiro do falso.
(ALLAN KARDEC. O Livro dos Médiuns, item 35)
Instrutor Guima
É importante refletir sobre as afirmações de Kardec postas acima.
De fato, não se pode temer nenhuma obra, cabendo ao leitor separar o bom do mau, o verdadeiro do falso.
E outro não é o propósito do Aprendizado Espírita, relativamente ao Saber Doutrinário Espírita (SDE). Ou seja: a missão das instituições espíritas e dos divulgadores do Espiritismo, a nosso ver, é:
Subsidiar o adepto com informações, conhecimentos e recursos filosóficos que lhe agucem o senso crítico e a capacidade de reflexão, análise e argumentação, e lhe confiram "autonomia doutrinária", isto é, postura ativa na aquisição do Saber Doutrinário Espírita e capacidade de discernimento em face de questões doutrinárias espíritas.
Doutrina de liberdade e livre-escolha, a partir daí, ao indivíduo cabe a decisão de autotransformar-se — no momento, ritmo e intensidade em que for capaz.
Devem riscar-se, sem piedade, toda palavra, toda frase equívoca e só conservar do ditado [dos espíritos] o que a lógica possa aceitar, ou o que a Doutrina já ensinou. [...] Não admitais senão o que seja, aos vossos olhos, de manifesta evidência. Desde que uma opinião nova venha a ser expendida, por pouco que vos pareça duvidosa, fazei-a passar pelo crisol da razão e da lógica e rejeitai desassombradamente o que a razão e o bom-senso reprovarem.
Espírito ERASTO. O Livro dos Médiuns, 230
Assim como se dá com o fenômeno da mediunidade, no qual distinguimos o mediunismo e outras práticas mediúnicas exercidas fora do Espiritismo (1), e com a Doutrina Espírita, que é espiritualista, possui pontos de contato, mas não se confunde com outras doutrinas espiritualistas, pois se apresenta com definições, práticas e particularidades que lhe são próprias (2), do mesmo modo ocorre com obras sobre temas do Espiritismo, de autores encarnados e desencarnados.
Nessa perspectiva, e repisando o que ficou dito acima, veja que há certas publicações que, conquanto possuam certos pontos de convergência com o Espiritismo, não são propriamente espíritas. É o caso, entre outras, de obras Roustaing, Ramatis, Rohden, Ubaldi (3). Assim também se dá com algumas instituições espiritualistas, cujas práticas assemelham-se às espiritas, mas dessas destoam em muitos aspectos. De outra parte, ocorre também um grande número de obras mediúnicas de má qualidade, sejam aquelas com uma visão fatalista — e antidoutrinária — do sofrimento, da dor e do carma, costumeiramente reforçada pela abordagem superficial e simplista do tema em romances mediúnicos e livros de mensagens, sejam aquelas outras com descrições fantasiosas do mundo espiritual, de revelações de reencarnação de personagens históricas ou de notícias do passado e do futuro da humanidade.
Mas fique claro, também, que esse é o nosso ponto de vista (aqui) e que pessoas e instituições têm, como é evidente, liberdade de escolher seus os caminhos, a forma de espiritualizar-se e a maneira como veem o Cristo. (4)
Finalmente, registre-se que ideias e opiniões expressadas nos artigos assinados ou em transcrição de livros ou textos eletrônicos são de responsabilidade de seus autores, não representando, necessariamente, a aprovação ou apoio do Aprendizado Espírita, que os seleciona segundo sua serventia doutrinária ou retórica, ou, ainda, em razão de comentários, informações, divulgação, estudos ou argumentação. De igual modo isso ocorre com a citação ou indicação de obras ou de links eletrônicos para sites, portais, revistas, artigos, cursos, apostilas, vídeos.
(1) Considerem-se estas distinções fundamentais, por exemplos:
(2) Veja-se DEOLINDO AMORIM: O Espiritismo e as doutrinas espiritualistas, Guignone Editora.
(3) Vejam-se: HERCULANO PIRES (O verbo e carne, Edições Cairbar; A pedra e o joio, Paideia) e ARY LEX (Pureza doutrinária, Edições FEESP)
(4) Descrição da primeira manifestação de Francisco de Paula Vítor, em 1938, na cidade de Lambari, na fundação do centro espírita que mais tarde levaria o seu nome:
Numa noite memorável, no pequeno centro fundado pelos irmãos portugueses Antônio e Manoel Vidal, em Lambari (MG), Francisco de Paula Vítor (Padre Vítor)... ressurge dos mortos para provar a existência da Verdadeira Vida e para conclamar os trabalhadores de todas as searas do Cristo (a fim de realizar) a parte que lhes cabe na fundação do Reino de Deus na Terra.
E Paula Vítor esclarece que, atuando do Mundo Maior, já se tornara pastor e educador não apenas dos irmãos de confissão católica, e sim também de todos aqueles que buscam o Reino de Deus pela senda que seja, visto que Jesus ensinara que nenhuma das Suas ovelhas se perderia.
Fonte: Abigail [Mediunidade e redenção] (aqui)
Estude e viva (...) A reunião espírita (...) define-se como sendo assembleia de fraternidade ativa, procurando na fé raciocinada a explicação lógica dos problemas da vida, do ser e do destino. Todos somos chamados a participar dela. Falar e ouvir. ENSINAR E APRENDER (...) Capacitemo-nos de que o estudo reclama esforço de equipe. E a vida em equipe é disciplina produtiva, com esquecimento de nós mesmos, em favor de todos. (...) Somos trazidos à escola espírita, a fim de auxiliarmos e sermos auxiliados, na permuta de experiências e na aquisição de conhecimento."
Estude e viva. Emmanuel/André Luiz/F. C. Xavier
Espiritismo
(...) Religião do amor e da esperança, pábulo eucarístico pelo qual o homem pode comungar com a imortalidade, é o lenitivo para a saudade do desconforto ante a ausência dos seres amados que o túmulo arrebatou, mas não lhes conseguiu silenciar a voz; esperança dos padecentes que sofrem as ácidas angústias de hoje, com os olhos fitos na esplendorosa visão do amanhã, que lhes está nas mãos apressar e construir; praia de paz, na qual repousam em dinâmica feliz os nautas aflitos e cansados de trânsito difícil no mar das lutas carnais; santuário de refazimento através da prece edificante; escola de almas, que aprendem no estudo das suas informações preciosas e das suas lições insuperáveis a técnica de viver para fruírem a benção de morrer nobremente; hospital de refazimento para os trânsfugas do dever, que nele encontram o bálsamo para a chaga física, mental ou moral; todavia, recebem a diretriz para amar e perdoar, a fim de serem perdoados e amados pelos que feriram e infelicitaram; "colo de mãe" generosa é o amparo da orfandade, preparando-a para o porvir luminoso, já que ninguém é órfão do amor do nosso Pai; abrigo da velhice, portal que logo abrirá de par-em-par a aduana da Imortalidade; oficina de reeducação onde a miséria desta ou daquela natureza encontra a experiência do trabalho modelador de caracteres a serviço das fortunas do amor; traço de união entre a criatura e o Criador, religiando-os e aproximando-os, até que a plenitude da paz possa cantar em cada criatura, à semelhança do que o Apóstolo das Gentes afirmava: Já não sou eu o que vivo, mas é o Cristo que vive em mim. (Gál 2:20)
Manoel Philomeno de Miranda/Divaldo Franco. Nos Bastidores da Obsessão
CAPÍTULO II - ADULTOS NÃO GOSTAM DE SER ENSINADOS
Educar o homem não é encher um pote ... é acender um fogo.
(ARISTÓFANES) 423, aC.
Instrutor Guima
Pessoas adultas não gostam de ser ensinadas.
Mas gostam de aprender, nos diz a Andragogia. Mas não aprendem com "professores", pois não gostam de "ouvir passivamente", e sim de construir/reconstruir o conhecimento. Preferem em lugar da "falação do instrutor" a "ação do treinando".
Assim, o "professor" tornou-se facilitador, provedor de meios para a aprendizagem.
"Ensinar é fazer aprender", e não mais simplesmente passar conteúdos. Agora, o instrutor ― antigo "repositório de saber" ― é mediador, é motivador, é parceiro do processo de ensino-aprendizagem.
Por isso, o propósito destes modestas lições do Aprendizado Espírita não é ensinar doutrina espírita, ou teoria e prática de comunicação, ensino e treinamento, gestão do conhecimento e gerência.
E sim trazer para compartilhamento, exame e conversação on-line pontos básicos desses saberes na forma de resumos práticos, em que a teoria é essencial e esquematizada; a linguagem é simples e direta; o tom é didático ― muitas vezes em jeito de conversa.
NOTA: Veja estes textos:
CAPÍTULO III - FORMAS DE INTERAÇÃO E COMPARTILHAMENTO
Instrutor Guima
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Instrutor Guima
Caro(a) leitor(a),
Os módulos vinculados a esta Seção A - INTRODUÇÃO AO APRENDIZADO ESPÍRITA (IAP) estão nos links abaixo.
H1 - MÓDULO Estudar e aprender melhor
Informações e dicas sobre estudo a distância, planejamento de atividades e horários, estudo em grupo e personagens-instrutores, neste link: H1 - MÓDULO Estudar e aprender melhor
H2 - MÓDULO Ler e escrever melhor
Informações e dicas sobre métodos e técnicas de leitura e sobre a língua portuguesa e redação, neste link: H2 - MÓDULO Ler e escrever melhor
O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal. O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que decorrem dessas mesmas relações.
(Allan Kardec, O que é o Espiritismo, Preâmbulo)
O Espiritismo é baseado na existência do princípio espiritual, como elemento constitutivo do universo; repousa sobre a universalidade e a perpetuidade dos seres inteligentes, sobre seu progresso indefinido, através dos mundos e das gerações; sobre a pluralidade das existências corporais, necessárias ao seu progresso individual; sobre sua cooperação relativa, como encarnados e desencarnados, na obra geral, na medida do progresso realizado; na solidariedade que une todos os seres de um mesmo mundo e dos mundos entre si.
(Allan Kardec, Revista Espírita, Abril/1867)
CAPÍTULO I - O QUE É ESPIRITISMO
CRÍTICA DE LIVROS ESPÍRITAS E FIDELIDADE DOUTRINÁRIA
Amai-vos e instruí-vos.
(Mandamento dado a Allan Kardec pelo Espírito Verdade)
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Para saber mais sobre o conceito de
Antônio Carlos Guimarães
CAPÍTULO I - O QUE É ESPIRITISMO
Precisamos nos convencer desta realidade que nem todos alcançam: Espiritismo é Kardec, porque foi ele o estruturador da Doutrina, permanentemente assistido pelo Espírito da Verdade. Todos os demais livros espíritas, mediúnicos ou não, são subsidiários.
(HERCULANO PIRES. O Espírito e o Tempo)
Instrutor Guima
Esta Seção B - O QUE É ESPIRITISMO (OQE) objetiva introduzir o leitor nos fundamentos do Espiritismo, com base nos textos da Codificação Espírita e em obras e textos didáticos de autores encarnados.
Como todas os demais módulos deste APRENDIZADO ESPÍRITA, este também se estrutura com base no conceito e gestão do Saber Doutrinário Espírita - SDE, que expusemos no Seção A - INTRODUÇÃO AO APRENDIZADO ESPIRITA (IAP)
Isto é, do modo como está na seguinte visão gráfica simplificada:
Nesta Série OQE - O QUE É ESPIRITISMO, vamos tratar dos seguintes temas:
Visão geral dos fundamentos doutrinários espíritas
Abaixo um mapa mental utilizado na Coletânea ADE, resumindo, numa visão cosmogônica, todos os principais pontos doutrinários do Espiritismo. Confira:
Para ver estes resumos didáticos no tamanho original, clique (aqui)
Instrutor Guima
Caro(a) leitor(a),
Os módulos vinculados a esta Seção B - O QUE É ESPIRITISMO (OQE) estão nos links abaixo.
B1 - MÓDULO Noções Básicas de Espiritismo
Instrutor Guima
O Módulo Noções Básicas de Espiritismo, desta Seção B - O que é Espiritismo (OQE), dá noções fundamentais de Doutrina Espírita baseadas nos livros introdutórios escritos por Allan Kardec e em sínteses didáticas elaboradas por autores encarnados.
Para acessá-lo, clique aqui: B1 - Módulo Noções Básicas de Espiritismo
B2 - MÓDULO Aula Resumida de Conceitos da Doutrina Espirita
Este módulo dá uma visão de conjunto dos principais pontos doutrinários do Espiritismo e sintetiza um curso básico de pontos fundamentais da doutrina.
CRÍTICA DE LIVROS ESPÍRITAS E FIDELIDADE DOUTRINÁRIA
Há algo de mais pernicioso ao Espiritismo do que os ataques apaixonados dos seus adversários. É o que os pseudo-adeptos publicam em seu nome. Certas publicações são simplesmente lamentáveis, uma vez que oferecem da doutrina espírita uma idéia falsa e a expõem ao ridículo. É de se perguntar por que Deus permite essas coisas e não esclarece todos os homens da mesma forma. Haverá algum meio de se remediar esse inconveniente, que nos parece um dos maiores escolhos da doutrina?
ALLAN KARDEC,Viagem Espírita em 1862, VI
Se nosso conhecimento das condições da vida futura repousa inteiramente na mediunidade, é indispensável que esta seja estudada rigorosamente, cientificamente, e que não hesitemos em rejeitar categoricamente toda comunicação que não traga a demonstração da sua proveniência extraterrena. É por não seguirmos esse método sensato que fomos invadidos por uma profusão de supostas revelações sobre o pós-morte, que freqüentemente são somente o produto das idéias pessoais do escrevente. Cada um de nós, evidentemente, tem o direito de expor ao público o que crê ser a verdade, mas é urgente que se saiba que o espiritismo não se responsabiliza por essas fantasias, enquanto a autenticidade e a identidade do comunicador não forem demonstradas com uma abundância de provas que desafie qualquer contradição. Devemos, pois, fazer uso de uma severa crítica com relação a todas as produções que nos apresentarem como vindas dos espíritos, e rejeitar sem piedade as que não trouxerem o cunho de certeza que deve ser nosso critério.
GABRIEL DELANNE. Pesquisas sobre Mediunidade
Devemos ficar atentos a muitos livros que aparecem em nosso meio, inclusive até mesmo de origem mediúnica, cujos princípios, às vezes, fogem aos fundamentos espíritas, devendo merecer de nós uma análise criteriosa. Isto não nos impede de lê-los e não nos proíbe de tê-los, embora tenhamos que estudá-los, antes de aceitarmos suas propostas.
THEREZINHA RADETIC, Comunicação Espírita
É salutar ao Espiritismo e ao movimento espírita abrir espaços para a crítica de seus livros.
RENÊ IVAN FRANZOLIM. Como escrever melhor e obter bons resultados
Neste tópico vão análises críticas de livros espíritas e questões relacionadas à fidelidade doutrinária.
Como introdução a esse tema, é importante a leitura destes textos:
Mas a nossa emoção é tão grande com este contato que nós nos lembramos de quando a mediunidade começou em nossa vida, quando tínhamos quatro para cinco anos de idade e conversávamos com o espírito de minha mãe.
(CHICO XAVIER. Programa Pinga Fogo, TV Tupi, 1971)
CAPÍTULO I - ESPIRITISMO EM TOM DE CONVERSA.
KARDEC CONVERSA PELA PRIMEIRA VEZ COM O "ESPÍRITO DE VERDADE"
ESCLARECIMENTO A DESENCARNADOS
APRENDIZADO ESPIRITA
Amai-vos e instruí-vos.
(Mandamento dado a Allan Kardec pelo Espírito Verdade)
O Aprendizado Espírita é resultado da prática pessoal e da visão do autor quanto ao estudo, ao ensino e à divulgação do Espiritismo, e objetiva compartilhar textos, apresentações, técnicas, ferramentas, informações e referências sobre livros, cursos e sites para quem quer aprender a Doutrina Espírita e/ou divulgá-la por meio de reuniões de estudo, palestras ou textos didáticos.
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Para saber mais sobre o conceito de
Antônio Carlos Guimarães
CAPÍTULO I - ESPIRITISMO EM TOM DE CONVERSA
(A força do Espiritismo) ... está na sua filosofia, no apelo que faz à razão e ao bom senso.
(ALLAN KARDEC, O Livro dos Espíritos, Conclusão, VI)
Na elaboração de O Livro dos Espíritos, a obra fundadora do Espiritismo e das linhas mestras da Filosofia Espírita, Allan Kardec, que não era filósofo, mas educador, fugindo à linguagem técnica da Filosofia, adotou uma exposição em linguagem didática, mas emprestou da tradição filosófica a clássica técnica do diálogo, ou a dialética.
De fato, dialética era na Grécia antiga a arte do diálogo ou arte da discussão. Aristóteles atribui a Zenon de Eléa (490-430 a.C.) a fundação da dialética, mas tem-se Heráclito de Éfeso (540-480 a.C) como seu precursor mais remoto.
Foi por meio da dialética que Sócrates (469-399 a.C.) discutiu e ensinou lições de filosofia, e foi ele o primeiro filósofo a falar do seu método, a explicar como filosofava: O filósofo fazia perguntas, que o interlocutor ia respondendo até se contradizer, revelando sua ignorância. Aí Sócrates o corrigia, fazendo nascer um novo conhecimento. Era a maiêutica (em grego, parto) — a descoberta da verdade que trazemos em nós, mas que ignoramos.
O método da filosofia consiste, pois, em perguntar.
Esse método socrático da interrogação, da pergunta e da resposta é o que Platão — discípulo de Sócrates — aperfeiçoa. Ele o transforma no que chama de dialética. Conservando os elementos fundamentais da maiêutica, a dialética platônica parte da ideia de que o método filosófico é uma contraposição, não de opiniões distintas, mas de uma opinião e a crítica dessa mesma opinião.
Por sua vez, Aristóteles, amigo de Platão, desenvolve o método da dialética: movimento racional que nos permite ultrapassar uma contradição.
Em resumo, O Espiritismo, que tem Sócrates e Platão como precursores de diversos pontos filosóficos, deles também trouxe a inspiração do sistema de perguntas e respostas que Kardec adotou em O Livro dos Espíritos, das conversações que manteve com os guias espirituais que lhe ditaram O Livro dos Médiuns, das interrogações que dirigiu aos Espíritos de diferentes classes com as quais elaborou O Céu e o Inferno.
Além disso, como pedagogo, Kardec sabia que o Mestre dos mestres também perguntava para ensinar e que nos Evangelhos vamos encontrar mais de 100 perguntas diferentes feitas por Jesus, entre elas: — Quem dizeis que eu sou? — Por que me experimentais? — Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? [Mt. 16:15; Mc, 12:15; Lc, 10:36]
Para nós do Aprendizado Espírita o diálogo é a conversa. É a conversa com as entidades espirituais que orientam e as que necessitam de ajuda. A conversação permanente de Chico Xavier com Emmanuel, que diariamente seguiu seus passos. São as conversas deste mesmo Chico "à sombra do abacateiro", são as entrevistas fraternas das atividades de Atendimento, são as exposições dialogadas da Evangelização e da Reunião de Estudos. São os vozerios dos jovens da Mocidade. São os esclarecimentos dos palestrantes ao final de suas apresentações, as entrevistas de pessoas destacadas do Movimento Espírita e os bons livros doutrinários de perguntas e respostas que se hão publicado.
E, aqui, nesta Seção Em tom de conversa, são as orientações do instrutor, são a coletânea de Diálogos desta Seção, são as mensagens de interação dos leitores com este Aprendizado Espírita.
Nesta Série ETC - ESPIRITISMO EM TOM DE CONVERSA, vamos tratar dos seguintes temas:
KARDEC CONVERSA PELA PRIMEIRA VEZ COM O "ESPÍRITO DE VERDADE"
Kardec e o Espírito de Verdade
A 25 de março de 1856 estava Kardec em seu escritório, trabalhando no preparo d' O Livro dos Espíritos, quando ouviu ressoarem pancadas repetidas na parede. Ele procurou, sem sucesso, a causa dos ruídos e voltou ao trabalho. Sua mulher, Amélie, entrando cerca das 10 horas no escritório, ouviu os mesmos ruídos. De novo, procuraram localizar a causa do barulho, sem nenhum resultado, e as coisas foram se repetindo de tal modo que bastava Kardec voltar à tarefa e as pancadas se faziam ouvir em diferentes pontos da sala.
No dia seguinte, na reunião que se realizava em casa do sr. Baudin, Kardec pediu aos espíritos explicação para o fato. Ele transcreve em "Obras Póstumas" o diálogo que então se verificou na reunião:
"- Ouvistes o fato que acabo de narrar. Podereis dizer-me a causa dessas pancadas que se fizeram ouvir com tanta insistência?
- Era o teu espírito familiar.
- Com que fim vinha ele bater assim?
- Queria comunicar-se contigo.
- Podereis dizer-me o que queria ele?
- Podes perguntar a ele mesmo, porque está aqui.
- Meu espírito familiar, quem quer que sejais, agradeço-vos terdes vindo visitar-me. Quereis ter a bondade de dizer-me quem sois?
- Para ti chamar-me-ei Verdade, e todos os meses, durante um quarto de hora (15 minutos), estarei aqui à tua disposição.
- Ontem, quando batestes, enquanto eu trabalhava, tínheis alguma coisa de particular a dizer-me?
- O que eu tinha a dizer-te era sobre o trabalho que fazias. O que escrevias me desagradava e eu queria fazer-te parar.
- A vossa desaprovação versava sobre o capítulo que eu escrevia, ou sobre o conjunto do trabalho?
- Sobre o capítulo de ontem: faço-te juiz dele. Torna a lê-lo esta noite e reconhecerás os erros e os corrigirás.
- Eu mesmo não estava muito satisfeito com esse capítulo e o refiz hoje. Está melhor?
- Está melhor, mas não muito bom. Lê da 3a à trigésima linha e reconhecerás um grave erro.
- Rasguei o que tinha feito ontem.
- Não importa. Essa inutilização não impede que subsista o erro. Relê e verás."
Referências
Allan Kardec. Obras Póstumas
Astolfo O. de Oliveira Filho. Allan Kardec e a codificação do Espiritismo
Então, um literato disse: “Fala-nos da conversação.” E ele respondeu:
“Vós conversais quando deixais de estar em paz com vossos pensamentos.
E quando não podeis mais viver na solidão de vosso coração, procurais viver nos vossos lábios, e encontrais então uma diversão e um passatempo nas vibrações emitidas.
Em grande parte de vossas conversações, o pensamento é meio assassinado.
Pois o pensamento é uma ave do espaço que, numa gaiola de palavras, pode abrir as asas, mas não pode voar.
Há entre vós aqueles que procuram os faladores por medo da solidão.
A quietude da solidão revela-lhes seu Eu desnudo, e eles preferem escapar-lhe.
E há aqueles que falam e, sem o saber ou prever, traem uma verdade que eles próprios não compreendem.
E há aqueles que possuem a verdade dentro de si, mas não a expressam em palavras.
No íntimo de tais pessoas, o espírito habita num silêncio rítmico.
Quando encontrardes vosso amigo na rua ou no mercado público, deixai que o espírito que está em vós ponha em movimento vossos lábios e dirija vossa língua.
E que a voz escondida na vossa voz fale ao ouvido de seu ouvido: pois sua alma guardará a verdade de vosso coração, como é lembrado o sabor do vinho, mesmo depois que a sua cor houver sido esquecida, e a taça que o continha não mais existir."
GIBRAN KHALIL GIBRAN. O Profeta
ESCLARECIMENTO A DESENCARNADOS
Segundo Herculano Pires, doutrinação
é a moderna técnica espírita de afastar os espíritos obsessores através do esclarecimento doutrinário. Essa técnica é moderna e foi criada e desenvolvida por Allan Kardec para substituir as práticas bárbaras do Exorcismo, largamente usada na Antigüidade, tanto na medicina como nas religiões. (1)
Doutrinação espírita, esclarecimento doutrinário, esclarecimento a desencarnados, diálogo com os espíritos são expressões espíritas para designar o ato ou efeito de doutrinar, orientar e esclarecer Espíritos rebeldes, ignorantes, maus ou refratários àquilo que o doutrinador prega ou ensina.
Doutrinador ou dialogador é o trabalhador espírita responsável pela atividade de doutrinação, e deve ser preparado para essa tarefa delicada e importantíssima da Casa Espírita.
Neste tópico vamos trazer informações, artigos e livros sobre essa atividade fundamental da Casa Espírita.
(1) J. Herculano Pires, Obsessão, Passe e Doutrinação
Veja estes textos:
Indicações bibliográficas
Neste tópico, vamos trazer informações, referências e dicas de entrevistas de pessoas destacadas do Movimento Espírita e de colunas, vídeos e livros doutrinários de perguntas e respostas.
ENTREVISTAS
LIVROS
PERGUNTAS E RESPOSTAS ON-LINE
[No mesmo programa, veja outros respondendores: Suely C. Schubert, Cosme Massi, etc.]
Instrutor Guima
Caro(a) leitor(a),
Os módulos vinculados a esta Seção C - ESPIRITISMO EM TOM DE CONVERSA (ETC) estão nos links abaixo.
C1 - MÓDULO Implantando a Cultura do Diálogo nas Casas Espíritas
Instrutor Guima
O Módulo C1 - Implantando a Cultura do Diálogo nas Casas Espíritas traz uma palestra de Alkindar de Oliveira, proferida no 1º Humanizar/ES, organizado pelas casas espíritas Sociedade Espírita Amor Fraterno de Vitória-ES, Grupo Espírita Joana D'Arc de Linhares-ES e Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas de Colatina-ES, nos dias 18, 19 e 20/11/11. (aqui)
C2 - Diálogos da Série EM TOM DE CONVERSA
Instrutor Guima
O Módulo C2 - Diálogos da Série EM TOM DE CONVERSA traz pequenos diálogos espiritas, inspirados na Codificação e realizados à luz do Consolador (aqui)
Os espíritos guias têm aconselhado até a leitura ou o estudo de obras históricas, principalmente sobre o Cristianismo, pois, os médiuns em geral e, em particular, os dos setores de psicografia e oratória, precisam formar o cabedal intelectual necessário aos espíritos a fim de que a sua produção mediúnica não sofra deficiências.
(IVONE A. PEREIRA. Entrevista. In Pelos Caminhos da Mediunidade Serena)
CAPÍTULO I - PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO PESSOAL
Amai-vos e instruí-vos.
(Mandamento dado a Allan Kardec pelo Espírito Verdade)
O Aprendizado Espírita é resultado da prática pessoal e da visão do autor quanto ao estudo, ao ensino e à divulgação do Espiritismo, e objetiva compartilhar textos, apresentações, técnicas, ferramentas, informações e referências sobre livros, cursos e sites para quem quer aprender a Doutrina Espírita e/ou divulgá-la por meio de reuniões de estudo, palestras ou textos didáticos.
Este site foi concebido e estruturado segundo o que o autor entende por Saber Doutrinário Espírita, qual seja
Conjunto das informações e do conhecimento, das experiências e das práticas, dos procedimentos e das técnicas acumulado pelos adeptos do Espiritismo no aprendizado teórico e na aplicação prática dos postulados de sua crença.
Para saber mais sobre o conceito de
Antônio Carlos Guimarães
CAPÍTULO I - PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO PESSOAL
Lembra-te deles, os quase loucos de sofrimento, e trabalha para que a Doutrina Espírita lhes estenda socorro oportuno. Para isso, estudemos Allan Kardec, ao clarão da mensagem de Jesus Cristo, e, seja no exemplo ou na atitude, na ação ou na palavra, recordemos que o Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade ― a caridade da sua própria divulgação.
Estude e Viva (F. C. XAVIER/ WALDO VIEIRA - EMMANUEL e ANDRÉ LUIZ )
A vida é curta demais para ser pequena.
(DISRAELI)
O gerenciamento pessoal
Instrutor Guima
Quem pretende estudar Espiritismo, e, eventualmente, divulgá-lo por meio de palestras, textos ou cursos, terá antes de tratar da
Em síntese, terá de cuidar do Gerenciamento Pessoal, ou seja, da autodisciplina, da autoorganização, que é o exercício do poder que cada um de nós tem (ou deve ter) sobre si mesmo.
Daí porque vamos dar uma pincelada nesses assuntos mediante textos breves, pequenas notas e transcrições de autores.
Nesta Seção D - PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO PESSOAL (POP), vamos tratar dos seguintes temas:
Instrutor Guima
Caro(a) leitor(a),
Os módulos vinculados a esta Seção D - PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO PESSOAL (POP) estão nos links abaixo.
D1 - MÓDULO Organização pessoal
D1 - MÓDULO Organização pessoal
D2 - MÓDULO Administração do tempo
Instrutor Guima
Caras(os):
O módulo relativo ao tema ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO está no link abaixo.
D2 - MÓDULO Administração do tempo.